Segunda à Sexta

08:00 às 12:00 e 13h às 18h

Atendimento

(61) 3037-4494

E-mail

administrativo@catedralhomecare.com.br

BLOG

Atraso na fala de crianças: quando buscar ajuda médica?

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos para produzir sons da fala. 

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Tanto o diagnóstico do atraso como o tratamento dependerão de avaliações especializadas, incluindo profissionais da área médica como o Pediatra ou Neuropediatra, em conjunto com um Fonoaudiólogo. Em muitos casos há necessidade de investigação clínica e exames complementares podem ser incluídos, para o diagnóstico direito ou diferencial de cada situação ou hipótese encontrada.

Mesmo que não exista uma causa ou doença para explicar o atraso, a criança deve receber tratamento, pois a linguagem é uma ferramenta mediadora para a comunicação, o aprendizado e a adaptação em sociedade. 

Últimas Postagens

Ainda está com
Dúvidas?

Entre em contato conosco e tenha acesso a mais informações.

© 2021 Catedral Home Care | Qualidade WMA SISTEMAS.