Segunda à Sexta

08:00 às 12:00 e 13h às 18h

Atendimento

(61) 3037-4494

E-mail

administrativo@catedralhomecare.com.br

BLOG

Conheça as principais doenças cardiovasculares e saiba como evitá-las

Dentre as doenças cardiovasculares, o infarto agudo do miocárdio (IAM) é a complicação que mais vitima pessoas, entretanto, diversas podem ser as causas de morte devido a complicações dessas. As principais causas de óbito por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são:

 1. Doença Cardíaca Coronariana

Ocorre devido a problemas em vasos que irrigam o coração. Inclui o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a doença aterosclerótica (placa de gordura nas artérias). O acúmulo de gordura na parede dos vasos já tem início na vida intra-uterina, devido a desregulação nos níveis de colesterol.

 2. Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC, é a interrupção do suprimento sanguíneo de alguma área do cérebro e pode ocorrer de duas formas: a isquêmica, quando um trombo ou placa de gordura ocluem um vaso, ou a hemorrágica, quando o vaso se rompe e deixa de irrigar a área correspondente.

3. Doença Cardíaca Hipertensiva

Aqui encontra-se as patologias que se desenvolvem em decorrência da pressão alta do paciente e incluem insuficiência cardíaca, cardiomegalia e doença arterial coronariana.

4. Doença Cardíaca Inflamatória

Trata-se da inflamação do músculo cardíaco (miocardite), que pode causar dilatação cardíaca, trombos na parede cardíaca, infiltração das células sanguíneas circulantes, ao redor das coronárias e entre as fibras musculares.

5. Outras doenças cardíacas 

Nesta categoria estão incluídos os tumores cardíacos, os tumores de vasos cerebrais, as doenças do músculo cardíaco e os problemas nas valvas cardíacas.

A maioria dessas doenças podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida. Pessoas com doenças cardiovasculares, ou aquelas em alto risco para o desenvolvimento destas, necessitam detecção precoce dessa tendência e monitoramento apropriado envolvendo tanto o aconselhamento quanto o uso de fármacos, se necessário.

Não fumar, reduzir o uso de sal na dieta, aumentar o consumo de frutas e vegetais, praticar regularmente atividade física e diminuir o consumo de bebida alcóolica demonstraram grande redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além desses, o tratamento da diabetes, da pressão alta (hipertensão) e da dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos) também são necessários na prevenção de infartos e de AVC’s.

Últimas Postagens

Ainda está com
Dúvidas?

Entre em contato conosco e tenha acesso a mais informações.

© 2021 Catedral Home Care | Qualidade WMA SISTEMAS.