A prevenção é ainda uma das melhores formas de se proteger do temido câncer. Muitos cânceres podem ser prevenidos com mudanças simples no estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis, têm um grande impacto para isso. Além disso, essas medidas também ajudam a proteger contra outras doenças crônicas, como as cardíacas, cerebrais e vasculares.
Relacionado a vários tipos de tumores, o tabagismo é uma das principais causas da doença e deve ser evitado. O cigarro é responsável por aproximadamente 30% dos casos de câncer no mundo. Outra mudança eficaz no combate ao câncer é substituir os alimentos industrializados por naturais. Evitar alimentos processados, defumados ou com muito conservantes e ingerir pouco sal e açúcar tem se comprovado medidas importantes de prevenção. A recomendação é aumentar o consumo de frutas, vegetais, verduras e cereais e controlar a ingestão de carne vermelha, sempre evitando os cortes mais gordurosos. As bebidas alcoólicas também devem ter o consumo reduzido.
A falta de atividades físicas regulares é mais uma atitude que deve ser modificada para evitar a doença. O sedentarismo eleva o fator de risco para o câncer de cólon e mama e está relacionado a outros tipos de câncer. A prática de exercícios ajuda a diminuir esses riscos, pois atua na proteção do organismo. A prevenção de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) também é importante para evitar o câncer. O vírus HPV, por exemplo, é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero e seus subtipos mais agressivos. Ele pode ser prevenido com o uso da camisinha e vacinação.