Você sabe quais são os sintomas de um quadro de AVC?

A cada ano, independente de sexo ou idade, mais de 300 mil pessoas sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC). O AVC isquêmico é o mais comum, caracterizado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. O outro tipo é o hemorrágico, quando há sangramento provocado por rompimento de um vaso sanguínÉ importante saber que, tanto no AVC isquêmico quanto no hemorrágico, os sintomas prevalecem os mesmos, só podendo ser identificado qual foi o tipo posteriormente, por meio de exames de imagem realizados no hospital. Para que você saiba como identificar um derrame cerebral, atente-se aos sinais abaixo:

  • forte dor de cabeça, sem motivo aparente e que persiste por muito tempo;
  • tontura, desequilíbrio e dificuldade ou perda da coordenação motora;
  • sensação de que um lado do corpo está ficando fraco;
  • perda de sensibilidade neste mesmo lado do corpo (sentir que ficou adormecido) — podendo chegar, até mesmo, a uma paralisia total;
  • um lado da boca ou do rosto ficar torto;
  • dificuldade para falar, enxergar e ouvir;
  • perda da fala, visão, audição e da capacidade de engolir;
  • alteração no nível de consciência, ou seja, passar a falar coisas sem sentido, demorar a responder e pensar, perder a capacidade de raciocínio, etc.

Conhecer os sinais de alerta do AVC e buscar o atendimento mais rápido possível podem salvar vidas e reduzir sequelas.

 

O que são cuidados paliativos?

Os Cuidados paliativos foram definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ações que consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, ou seja, controlando os sintomas e a dor, buscando oferecer qualidade e bem-estar enquanto o paciente estiver sendo assistido.

A equipe de cuidados paliativos pode acompanhar um paciente com câncer durante seu tratamento, por exemplo. A doença será cuidada pelo oncologista e o paciente será apoiado pela equipe de paliativistas. Uma criança com paralisia cerebral será assistida por um neurologista, mas os cuidados paliativos podem fazer muito para amenizar os problemas que podem surgir com a menor mobilidade e também para aliviar a carga emocional e psicológica que possa pesar nos ombros dos pais.

Esses são alguns exemplos de como os cuidados paliativos podem acompanhar o paciente durante sua doença desde o início do diagnóstico. A equipe estará com o paciente e sua família em todas as etapas da doença, independentemente de sua evolução. O importante é que todos se sintam acolhidos e amparados nesse momento tão difícil.

Quer saber mais sobre o serviço? Entre em contato com a Kate, nossa assistente virtual, pelo WhatsApp (61) 99869-9760.

Qual a importância da alimentação na prevenção do câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença passível de prevenção, e a alimentação tem uma expressiva participação nisso. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) reforça que as frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, sementes e nozes protegem contra o câncer, fortalecendo as defesas do corpo e ajudando o intestino a funcionar bem.

Além disso, o Instituto ressalta que esses alimentos têm o poder de inibir a chegada de substâncias cancerígenas às células e de consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não for possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a sua morte, interrompendo a multiplicação desordenada.

Outro aspecto importante da alimentação com a prevenção do câncer de mama tem a ver com a manutenção do peso. Afinal, o excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular, a apoptose reduzida, a instabilidade genômica e, consequentemente, o surgimento da doença.

Portanto, uma alimentação variada e rica em alimentos in natura de origem vegetal tem grande potencial de te proteger contra o sobrepeso, obesidade e, claro, o câncer. Se for aliada a alguma prática de atividade física, os resultados tendem a ser ainda melhores.

 

Câncer de mama: fatores de risco

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores e alterações genéticas, diretamente relacionadas à biologia celular, que podem ser estimuladas por fatores ambientais tais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal por tempo prolongado), obesidade, fumo e alcoolismo. Também é mais frequente nas mulheres que tem início da menstruação em idade muito jovem e menopausa tardia.

Em 5 a 10% dos casos o tumor decorre de mutações genéticas encontradas em grupos familiares, e é mais frequente em determinados grupos étnicos como, por exemplo, as mulheres brancas, caucasianas, particularmente as judias de origem europeia.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco.

 

Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer

A prevenção é ainda uma das melhores formas de se proteger do temido câncer. Muitos cânceres podem ser prevenidos com mudanças simples no estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis, têm um grande impacto para isso. Além disso, essas medidas também ajudam a proteger contra outras doenças crônicas, como as cardíacas, cerebrais e vasculares.

Relacionado a vários tipos de tumores, o tabagismo é uma das principais causas da doença e deve ser evitado. O cigarro é responsável por aproximadamente 30% dos casos de câncer no mundo. Outra mudança eficaz no combate ao câncer é substituir os alimentos industrializados por naturais. Evitar alimentos processados, defumados ou com muito conservantes e ingerir pouco sal e açúcar tem se comprovado medidas importantes de prevenção. A recomendação é aumentar o consumo de frutas, vegetais, verduras e cereais e controlar a ingestão de carne vermelha, sempre evitando os cortes mais gordurosos. As bebidas alcoólicas também devem ter o consumo reduzido.

A falta de atividades físicas regulares é mais uma atitude que deve ser modificada para evitar a doença. O sedentarismo eleva o fator de risco para o câncer de cólon e mama e está relacionado a outros tipos de câncer. A prática de exercícios ajuda a diminuir esses riscos, pois atua na proteção do organismo. A prevenção de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) também é importante para evitar o câncer. O vírus HPV, por exemplo, é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero e seus subtipos mais agressivos. Ele pode ser prevenido com o uso da camisinha e vacinação.

Fisioterapia Home Care: a importância do atendimento domiciliar

A fisioterapia no atendimento home care é caracterizada como uma assistência onde cuidados fisioterápicos são realizados na casa do paciente, permitindo uma avaliação profissional quanto a realidade e dificuldades do mesmo. A partir dessa avaliação é elaborado um plano de assistência adequado à realidade que o paciente vive.

O fisioterapeuta vai desenvolver atividades que promovam o tratamento de doença ou sequelas de traumatismo no sistema esquelético, sistema locomotor, do sistema respiratório, do sistema cardíaco e etc.

O objetivo é reabilitar, reeducar e prevenir deformidades ósseas e articulares para que o paciente possa voltar o quanto antes para suas atividades de vida diária. Além disso, a assistência fisioterapêutica da Catedral Home CARE, ajuda a promover inclusão, melhorar a qualidade de vida, preservar ou recuperar a saúde do paciente.

Quer saber mais sobre o serviço? Entre em contato pelo WhatsApp com a Kate, nossa assistente virtual, pelo telefone (61) 99869-9760.

O que é câncer de mama?

O Câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, e desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o câncer que mais causa mortes e o mais comum nas mulheres brasileiras, que o consideram a doença mais temida, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal.

O surgimento de nódulos (caroços) nas mamas é o sintoma mais comum da doença. O tumor também pode apresentar sinais como pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito, nódulos nas axilas ou no pescoço e secreção espontânea de liquido pelos mamilos. Ele pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, o que aumenta a viabilidade de tratamentos menos agressivos, com taxas de sucesso satisfatórias.

Fique atenta ao seu corpo e faça consultas e exames preventivos!

O benefício das atividades físicas contra a diabetes

Praticar atividade física é uma iniciativa que pode fazer toda diferença no controle e prevenção da diabetes. Em primeiro lugar, porque o sobrepeso é um importante fator de risco para a doença. Portanto, incorporar atividades físicas ao dia a dia é altamente recomendado para quem tem e para quem quer se precaver contra a diabetes, pois, praticantes de exercícios têm até 58% menos chances de contraí-la.

O exercício físico regular, seja ele aeróbico, de resistência ou de alta intensidade, pode contribuir para que a insulina faça melhor seu trabalho, consequentemente baixando os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, em vez de ficar na nossa circulação, o açúcar vai sendo gasto durante o treino e até nas 12 horas seguintes.

Para evitar hipoglicemias, o diabético deverá vigiar a sua glicemia antes e após a prática de exercício físico. É igualmente importante que não pratique exercício físico em jejum. Se, durante o treino, sentir fraqueza ou desconforto, confira novamente a taxa de glicemia. Caso tenha caído, invista em bebidas isotônicas e sachês de glicose. O importante é que cada indivíduo saiba a quantidade e intensidade de exercício físico que pode praticar. Sempre que você pretender praticar exercícios físicos, especialmente se não está habituado, consulte o seu médico.

Dia do Médico

Poder salvar vidas é uma missão de grande responsabilidade e gratidão. A Catedral Home Care presta sua homenagem aos médicos que se dedicam a cuidar da saúde e do bem estar de seus pacientes. A vocês nosso respeito e gratidão. Este dia é para valorizar você que dá o maior valor a vida. Feliz dia do médico!

Dia Nacional da Vacinação

Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que já não existem mais.

No entanto, se a população parar de vacinar seus filhos, algumas doenças que já são erradicadas podem voltar a aparecer e causar novas epidemias, como os recentes casos de sarampo. O objetivo das imunizações é estimular o nosso organismo a produzir anticorpos contra determinados patógenos, principalmente bactérias e vírus, mas sem o desenvolvimento da doença.

Não deixe de vacinar, proteja-se!