A Catedral Home Care deseja a todos um próspero 2021!
Fumar faz mal para você, faz mal para todo mundo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram que 10% dos fumantes chegam a reduzir sua expectativa de vida em 20 anos.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.
A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações.
Fumar faz mal para você, faz mal para todo mundo. Diga sim a saúde e não ao tabagismo!
Estomatite: o que é?
A estomatite forma feridas que se parecem com aftas ou com uma úlcera, caso sejam maiores, podendo ser únicas ou múltiplas, surgem nos lábios, língua, gengiva e bochechas, acompanhadas de sintomas como dor, inchaço e vermelhidão. Além das aftas que surgem, os pacientes apresentam hálito forte, febre alta de até 40ºC, inchaço das amígdalas, baba constante, e redução significativa do apetite e da sede por conta da dificuldade de engolir.
Outra complicação acarretada pela estomatite é a gengivite, como é o nome técnico da inflamação das gengivas que provoca sangramentos na região. Caso seja notado esse conjunto de sintomas, é fundamental procurar um médico para que seja feito o diagnóstico e o especialista dê início ao tratamento adequado. O tratamento para estomatite, por possuir diferentes causas como a presença do vírus da herpes, hipersensibilidade alimentar e até queda do sistema imune, deve ser indicado por um clínico geral ou dentista, que após a avaliação do caso, indicará o tratamento mais adequado, que pode incluir pomadas antivirais ou eliminação dos alimentos que causam estomatite, por exemplo.
Feliz Natal!
Quais as vantagens do Home Care?
Os pacientes atendidos em Home Care recebem um atendimento personalizado por uma equipe de saúde multidisciplinar, considerando suas necessidades, hábitos e possibilidades. Percebe-se ainda que a adesão da família ao tratamento e prognóstico do paciente é maior, bem como ocorre uma melhor resposta ao tratamento proposto, quase sempre reduzindo o tempo de internação. Os serviços de Home Care, logo, são uma ferramenta importante, podendo proporcionar o gerenciamento do cuidado integral para o paciente sem a hospitalização, que tira o paciente do convívio familiar e da rotina de sua casa.
Dezembro Laranja: principais tipos de câncer de pele
O carcinoma basocelular, mais frequente na população brasileira, costuma apresentar áreas com protuberância, com borda mais elevada e cor mais avermelhada, com pequenos vasos de sangue. Já o carcinoma espinocelular, segundo mais frequente, porém, mais agressivo que o basocelular, tem como característica sinais com aparência endurecida, uma úlcera que lembra um machucado, que não cicatriza. As regiões mais comuns para o aparecimento dos dois tipos de carcinoma são as áreas mais expostas ao sol, como rosto, cabeça, pescoço, nariz, lábios e dorso das mãos.
Já o melanoma cutâneo, que tem incidência mais baixa do que os carcinomas, mas de maior gravidade, ainda esse ano, pode chegar a registrar 3 mil casos em homens e 2.670 mil casos em mulheres. O melanoma cutâneo normalmente acomete os mais jovens, entre 30 a 40 anos, surgindo por meio de uma pinta ou um sinal em tons acastanhados, que com o tempo altera de cor e tamanho, podendo até sangrar. Em um estágio mais grave, o tumor pode gerar metástase nos órgãos e gânglios. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura dos melanomas são altas, podendo chegar a mais de 90%.
Cuide da sua saúde e previna doenças
Manter a saúde em dia em meio à árdua rotina do dia a dia é um desafio. É pressão no trabalho, o trânsito, o filho para deixar na escola e até mesmo as atividades em casa a serem feitas. Mas, quando o assunto é saúde, a prevenção é sempre a melhor opção! Afinal, cada pequeno cuidado tomado com sua integridade física, mental e emocional ajuda a manter bons hábitos e prevenir doenças. Então, confira algumas dicas que preparamos para você:
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada
- Beba bastante água
- Pratique atividades físicas regularmente
- Tenha um sono de qualidade
- Reserve um tempo para estar perto de quem você ama
Embora essas sejam dicas simples, já fazem uma grande diferença no dia a dia de quem procura formas de como prevenir doenças. A prevenção e o cuidado, caminham lado a lado e fazem parte da vida de todos que buscam longevidade.
Colesterol alto: saiba quais são os alimentos que ajudam a diminuir
Muitos ficam preocupados ou mesmo em pânico quando recebem exames indicando que o colesterol está alto. Mas saiba que é possível mudar esse resultado. Bons hábitos alimentares em conjunto com a prática regular de exercícios físicos são capazes de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, reduzindo o risco de infarto e derrame, além de outras doenças como o Alzheimer. Confira a seguir, os alimentos que diminuem consideravelmente os níveis de colesterol:
- Aveia
- Cevada e outros grãos integrais
- Feijão
- Berinjela
- Nozes
- Óleos vegetais
- Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas
- Soja
- Peixe
Além de reduzir o mau colesterol, o consumo dos alimentos como frutas, vegetais, feijões e nozes são bons para o corpo, pois também mantém a pressão sanguínea sob controle. O seu consumo é bom para os ossos, saúde digestiva, visão e saúde mental. Ter saúde é primordial! Não deixe de manter o seu colesterol sob controle.
Como lidar com a diabetes?
Aprender a viver com diabetes pode ser um pouco assustador, mas com o tempo as coisas vão se ajustando e você percebe que consegue viver tranquilamente com essa nova condição. No início você pode não saber quando a glicemia (chamada também de açúcar no sangue) está alta porque você não se sente diferente. Por isso, é tão importante manter os níveis de glicemia dentro da sua meta. Isso pode ajudar a prevenir problemas de saúde a longo prazo.
Aalimentação correta é essencial. A pessoa diabética deve evitar o consumo de açúcares simples (presentes em doces, pães e massas), pois esses componentes são absorvidos muito rápido pelo organismo, levando à picos de aumento da glicose sanguínea.
Se estiver comendo corretamente e praticando exercícios, ótimo! Porém, ainda assim será necessário acompanhar os níveis glicêmicos, conforme orientado pelo seu médico. Importante lembrar que uma pessoa com diabetes tem tudo para viver normalmente, desde que siga rigorosamente seu tratamento e aceite as mudanças no estilo de vida.
Home Care: como é definida a equipe que vai cuidar do paciente?
O paciente será acompanhado por uma equipe definida no plano de atendimento, de acordo com suas necessidades. Essa equipe multidisciplinar pode envolver diferentes profissionais, com a troca de informações entre as áreas da saúde, permitindo um cuidado integrado.
O enfermeiro tem uma importância fundamental na equipe, fazendo o elo entre todos os profissionais atuantes. Ele é responsável pela gestão das informações do paciente, família e empresa, e é papel dele repassar para os familiares e cuidadores todas essas informações. Ele transita em todos os cenários da assistência prestada, sendo o balizador da implantação e ajuste do Plano de Atenção Domiciliar (PAD) proposto.
O médico faz a avaliação clínica, definindo as estratégicas de tratamento do paciente, com olhar integral, atuando na promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnósticos, tratamento e reabilitação. A equipe pode contar ainda com profissionais nas áreas da fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, serviço social, entre outras.