Dicas que te ajudam a prevenir o câncer

Entre as recomendações do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a adoção de hábitos de vida saudáveis está no topo da lista para prevenir o câncer. A realização de exames preventivos para a detecção e tratamento de doenças pré-malignas, como lesão causada pelo vírus HPV ou cânceres assintomáticos iniciais também deve estar em seu check-up.

Já que estamos falando em hábitos saudáveis, o primeiro alerta vai para o cigarro. Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Outro ponto muito importante é manter uma alimentação saudável.

Além disso, é fundamental manter o peso corporal adequado, evitar carnes processadas, praticar atividades físicas, evitar a ingestão em excesso de bebidas alcóolicas, vacinar contra a hepatite B e HPV, e para as gestantes, amamentar.

 

Hipoglicemia é mais comum entre diabéticos

A queda nas taxas de glicose pode ocorrer entre homens e mulheres de todas as idades, inclusive em crianças e jovens, mas, nessas situações, as principais causas serão o uso de determinados medicamentos e álcool, doenças em estado avançado, deficiências hormonais e até tumores, entre outras situações. Apesar disso, essa condição é mais comum em pacientes com diabetes do tipo 1, especialmente entre os que fazem uso intensivo de insulina.

Na maioria das vezes, a hipoglicemia pode ser prevenida facilmente por meio do monitoramento constante dos níveis de açúcar no sangue, mudanças no estilo de vida ou dos medicamentos utilizados, bem como o tratamento de eventual doença a ela relacionada.  Em indivíduos com diabetes, as principais causas da hipoglicemia são: efeitos de medicamentos (insulina, sulfonilureias, glinidas etc.), alimentação irregular ou falta dela (jejum), exercício intenso sem dieta adequada e consumo de álcool.

 

Fevereiro Laranja: mês de conscientização da leucemia

O segundo mês do ano é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. A leucemia é um tipo de câncer que causa o crescimento acelerado e anormal nas células do sangue, responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos.
 
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura, e, com isso, os especialistas alertam caso tenha sintomas como anemia, cansaço e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecção, febre, hematomas e sangramentos espontâneos, procure um médico para investigar a causa.

Alzheimer: A importância do apoio familiar no convívio com a doença

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa muito comum em pessoas da terceira idade e tem como característica o declínio das funções cognitivas como a atenção, memória, linguagem e raciocínio, reduzindo as capacidades de relação social e interferindo no comportamento e personalidade da pessoa.
Os pacientes com Alzheimer precisam ao longo de sua vida de um cuidado familiar mais próximo, pois vão perdendo cada vez mais a sua independência com o decorrer da doença. Quem tem um familiar com a doença, sabe que a experiência não é nada fácil. Por isso, é fundamental que haja o apoio familiar.
Desta forma, ter ao lado uma pessoa que cuide e forneça todo o suporte necessário ao portador de Alzheimer é essencial, para que o mesmo conviva melhor com a doença e mantenha-se conectado com o mundo ao seu redor. Além disso, as pessoas que o cercam devem estabelecer uma relação de confiança, carinho e afeto, para que seu interesse pelo mundo exterior e pela vida de forma geral não seja perdido.

Porque crianças menores de 2 anos não devem comer açúcar?

O açúcar está presente em grande parte dos alimentos ultraprocessados: achocolatados, bebidas açucaradas, cereais matinais, mingaus instantâneos preparados com farinhas de cereais, iogurte com sabores, guloseimas, além de bolachas doces. Esses alimentos citados geralmente têm uma identidade visual repleta de elementos que remetem ao bom crescimento e desenvolvimento na infância, o que pode induzir os pais a acharem que são alimentos saudáveis, mas não são.

O consumo de açúcar está relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças na vida adulta, mas muitas vezes é um hábito que começa na infância. Além disso, esses tipos de alimentos ricos em açúcar, apresentam uma composição nutricional desbalanceada e um maior teor energético, caracterizando um padrão alimentar de baixa qualidade nutricional que pode levar ao ganho de peso excessivo, ao surgimento de placa bacteriana e cárie nos dentes, além de outras doenças associadas. Por esse motivo, os estímulos oferecidos nos 2 primeiros anos de vida são importantes para as escolhas que a criança vai ter no futuro.

 

Como a atividade física pode te ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade

Ao movimentar o corpo, você libera substâncias que são capazes de melhorar o seu bem-estar. Segundo o Ministério da Saúde, manter o corpo em movimento é muito importante para a saúde mental como um todo, mas principalmente para quem possui Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

São muitos os efeitos que a ansiedade causa ao corpo e a mente.Pessoas que sofrem de ansiedade têm, por exemplo, dificuldade para dormir, já que ficam remoendo pensamentos.Outro efeito muito comum é a tensão muscular. A ansiedade faz com que o corpo fique mais tenso, o que pode resultar em dores de cabeça, dor na nuca e ombros enrijecidos.

A prática regular de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.

 

Nesse Carnaval o bloco da saúde desfila o cuidado

Esse ano a regra principal do carnaval é não esquecer de usar máscara, higienizar as mãos frequentemente e manter o distanciamento social. A pandemia não acabou e é preciso manter os protocolos de prevenção ao Coronavírus. Se tiver sintomas suspeitos de Covid-19 (coriza, febre, tosse ou falta de ar), conte com a teleconsulta da Catedral Home Care. Agendamento no telefone (61) 99802-7974.

 

Fevereiro Roxo: Como conviver com a fibromialgia?

Apesar de ser uma doença bastante incômoda, é possível sim conviver com a síndrome da fibromialgia, mesmo em seus momentos de crise. Para isso, algumas atividades precisam ser incorporadas na rotina com o suporte de profissionais da saúde, familiares e amigos.

Converse com as pessoas próximas sobre a condição, aprenda a dizer ‘não’ quando estiver se sentindo desconfortável, mantenha um diário com os sintomas da doença, participe de comunidades de apoio, exercite-se regularmente, cuide-se para diminuir situações de estresse nas relações pessoais, no trabalho e em outros círculos, cuide da alimentação e dê um tempo para si sempre que for necessário. A melhor forma de tratar a fibromialgia é cuidando de sua qualidade de vida.

Teleconsulta Catedral Home Care

Para facilitar o atendimento neste momento da pandemia de Covid-19, A Catedral Home Care está com uma nova forma de cuidar: a teleconsulta. Em caso de sintomas de Covid-19 ou outros problemas de saúde, é só entrar em contato conosco e realizar o seu atendimento com um médico por vídeochamada.

É muito mais comodidade, privacidade e segurança ao cuidar de você!

Ligue (61) 99802-7974 e agende já a sua teleconsulta

 

Tenho que usar protetor solar mesmo em dias nublados?

Usar protetor solar é uma das medidas mais citadas pelos dermatologistas para cuidar da pele. Ele ajuda a bloquear a ação dos raios solares, sendo a principal forma de se prevenir o câncer de pele e o envelhecimento. No entanto, o que poucas pessoas sabem ou levam em consideração é que o filtro solar deve ser usado mesmo nos dias nublados.

Mesmo quem trabalha ou passa o dia em ambientes fechados deve usar o protetor solar, pois tanto o mormaço como luzes artificiais, como lâmpadas e computadores, emitem radiações que podem causar manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele.

As instruções para o uso do protetor solar em dias nublados são as mesmas dos dias ensolarados. O produto deve ser aplicado em toda área exposta ao sol, o que inclui as orelhas e a região do decote, e reaplicado ao longo do dia, de três em três horas ou logo após entrar em contato com a água ou suor.