Serviço de Home Care cresce e se reinventa nos últimos anos

O envelhecimento da população, aliada à pandemia da Covid-19, tem contribuído para o crescimento das empresas prestadoras de serviços de atendimento domiciliar. O home care não se restringe aos pacientes da faixa etária mais avançada, ele abraça todos os serviços prestados na casa de pacientes de qualquer idade, que vão desde consulta médica, atendimento semanal de um fisioterapeuta até um paciente que necessita de uma estrutura mais complexa e contínua de cuidados.
Com o envelhecimento da população, tornaram-se mais comuns as ocorrências de doenças degenerativas, como demência e Parkinson, sobreviventes de AVC que ficam com sequelas e necessitam de reabilitação, ou portadores de doenças crônicas, que precisam de acompanhamento mais de perto. Esse perfil de paciente cria demanda e contribui para o crescimento do atendimento domiciliar.
Em 2020, algumas empresas de atendimento domiciliar chegaram a apresentar crescimento de 35% (novos pacientes). O setor também sofreu os impactos da pandemia da Covid-19, que colocou diante dessas empresas a urgência de acelerar planos de crescimento para atender ao aumento da demanda pelo serviço. Nesse contexto de pandemia, destacam-se as plataformas de telemedicina, que permitem o atendimento a distância por videoconferência, fundamental para evitar o contágio.

A assistência nutricional no Home Care

A assistência nutricional e clínica ao paciente em domicílio veem crescendo no Brasil e no mundo. Quando indicada e aplicada de forma adequada promove bons indicadores nutricionais, redução dos riscos de complicações, tempo de internação e redução das taxas de morbidade e mortalidade.

O atendimento nutricional pode incluir a dieta via oral, bem como a enteral e ou parenteral. A indicação de terapia nutricional enteral domiciliar é similar à indicação da hospitalar, sendo utilizada principalmente em distúrbios de deglutição associada com fraturas, doenças neurológicas, câncer, gastroparesia e síndrome de má absorção.

As etapas do planejamento nutricional contam com a avaliação do prontuário do paciente, avaliação e diagnóstico do estado nutricional, planejamento da terapia nutricional, além do controle e seguimento. Outro ponto fundamental é o registro do atendimento nutricional, o trabalho com a equipe, visto que cada profissional desempenha um papel importante dentro dela.

 

Diabetes pode aumentar o risco de perda de memória em idosos

O diabetes tipo 2 está ligado a uma série de complicações que podem comprometer a saúde e as habilidades de autocuidado, principalmente para os pacientes idosos. Entre essas complicações está a relação direta entre a doença e danos na memória em pessoas com mais de 50 anos. É o que afirma um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo apontou uma incidência 49% maior de danos de memória entre os diabéticos já diagnosticados.
O excesso de glicose no sangue (hiperglicemia) causada pela doença provoca alterações vasculares, que com o passar do tempo acabam gerando micro lesões no córtex cerebral. Pacientes que convivem por muito tempo com o diabetes também podem formar placas nos vasos sanguíneos, o que compromete a circulação sanguínea no cérebro e causa inflamações.
Uma das estruturas cerebrais mais afetadas pela doença é o hipocampo, área responsável pelo armazenamento das memórias e relacionado com a localização espacial. Além disso, o diabetes diminui a chamada transmissão colinérgica, que também atua no processo de formação da memória. Ao ser diagnosticado, a pessoa diabética já deve ser encaminhada para um tratamento específico para controlar o avanço da doença.
Dessa forma é possível evitar que o paciente fique exposto por muito tempo a altas glicemias que podem acelerar os danos à memória.

Qual a importância da desospitalização?

A qualidade dos cuidados recebidos pelo paciente na etapa após a hospitalização é fundamental para obter a melhor recuperação possível. O atendimento domiciliar é uma possibilidade a ser considerada, inclusive para pacientes com sequelas causadas pela Covid-19. Ao evitar a estadia prolongada em área hospitalar soma-se aos benefícios a redução nos riscos de reinfecção.
Com equipes multidisciplinares, nós da Catedral Home Care garantimos a prestação de um serviço seguro e eficiente, com profissionais especializados em cada etapa da reabilitação. Traçamos estratégias para obter a recuperação da melhor maneira e no menor tempo possível, sempre mantendo o conforto e seguindo rigorosamente todos os protocolos estabelecidos pela lei.
As pessoas que ficam internados por períodos prolongados podem perder massa muscular, por exemplo. Quando isso acontece, além do apoio de fisioterapeutas, os nutricionistas da Catedral Home Care avalia as necessidades calóricas de cada indivíduo e estabelece a dieta que deve ser administrada pelos familiares ou cuidadores. Já em situações de falta de ar (dispneia), desenvolvemos soluções específicas para recuperar a capacidade física, como a realização de exercícios respiratórios, e até mesmo o apoio de concentradores de oxigênio e dispositivos de ventilação mecânica.
Ficou com dúvidas ou tem interesse em saber mais sobre o Programa de Atendimento Domiciliar? Acesse nosso site www.catedralhomecare.com.br ou entre em contato por meio do número (61) 99802-7974 (WhatsApp).

Doação de sangue: uma atitude que salva vidas

Todo o procedimento para doar sangue dura, em média, 40 minutos, e pode ser feito apenas três ou quatro vezes ao ano. Assim, com pouco mais de duas horas anuais, é possível salvar até 16 pessoas. Já pensou nas vidas que você transforma sendo um doador?

Além da satisfação de realizar uma ação que pode salvar a vida de pessoas e diminuir o sofrimento de muitas famílias, o doador ganha um check-up gratuito completo e um dia de folga, garantido por lei.

O doador precisa ter entre 16 (com documentos e autorização) e 69 anos, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. E não se preocupe: depois da coleta, o organismo repõe rapidamente o sangue doado, e o processo não altera a densidade sanguínea. Ou seja, ele não fica “mais fino”. Você volta a ser o que era antes da agulha em pouco tempo.

Doe sangue. Doe vida.

Conheça o nosso Programa de Internação Domiciliar

O Programa de Internação Domiciliar oferece assistência para paciente de alta complexidade, orientação médica especializada e planejamento personalizado, colaborando positivamente no tratamento, além de reduzir significativamente os riscos de infecções hospitalares.
A Internação Domiciliar também colabora na melhora do estado emocional do paciente, pois, ele se sente mais seguro e confortável quando é assistido dentro de sua própria residência ao lado de seus familiares e amigos. Todos os diagnósticos são realizados e os problemas tratados sem a necessidade de internações hospitalares, o que na maioria das situações, causam desconforto, inseguranças e altos riscos de agravamento do quadro clínico do paciente.
O programa de internação domiciliar da Catedral Home Care, oferece ao paciente:
• técnico de enfermagem 24hs;
• equipe multidisciplinar especializada (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e farmacêuticos);
• equipamentos e materiais necessários, tais como, cama hospitalar, suporte para oxigenioterapia e instrumentos médicos.
Saiba mais sobre o programa acessando o nosso site ou entrando em contato com a nossa equipe por meio do telefone (61) 99802-7974 (WhatsApp).

Trombose: como identificar os sintomas

A trombose é a formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo responsável por obstruir e inflamar a parede da veia acometida, conhecida pelos médicos como trombose venosa profunda. As pernas são os locais mais comuns de trombose. Os principais sintomas são o inchaço, a vermelhidão, a dor e o calor local.
Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Além do acompanhamento médico, qualquer pessoa pode adotar medidas de prevenção. Muitas delas podem ser incorporadas no cotidiano:
– Fazer atividade física regularmente;
– Controlar o peso;
– Evitar o cigarro;
– Movimentar as pernas durante longos períodos sentado;
– Usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica.

Você conhece a estomaterapia?

A estomaterapia é a área da saúde que busca prevenir a perda da integridade da pele, voltada para a assistência e cuidado de pessoas com estomias, feridas (agudas e crônicas), fístulas, drenos, cateteres e incontinências (anal e urinária). Responsável por atender os pacientes em aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, tendo em vista a melhor qualidade de vida, o estomaterapeuta atua para garantir a integridade da pele, buscando as melhores alternativas de tratamento em cada caso, podendo cuidar de casos no ambiente hospitalar, ambulatorial e doméstico.
Diante da contingência da pandemia de Covid-19, que tem levado muitos a internações por semanas, o trabalho do estomaterapeuta é fundamental. O paciente que permaneceu entubado por muitos dias, por exemplo, precisa receber cuidados específicos durante esse período para prevenir o desenvolvimento de lesões por pressão (LPPs), conhecidas popularmente como escaras.
A Catedral Home Care tem um programa voltado a prestar assistência nos casos de LPPs e outras lesões de pele, bem como quadros de incontinência e estomias. As técnicas desenvolvidas pela nossa equipe ajudam tanto a prevenir quanto a tratar essas lesões, que costumam ser de difícil cicatrização. A atuação de profissionais habilitados para assistência domiciliar, que prestam atendimento personalizado, levam a relevantes melhoras de pacientes. E vale lembrar que os procedimentos são efetuados de maneira humanizada, minimizando a dor e o desconforto, sempre respeitando as particularidades e rotinas de cada pessoa.

Cuidados paliativos no Home Care

Cuidados Paliativos consiste em uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes com doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento. O foco é controlar os sintomas que possam causar desconforto no paciente como náusea, vômito, dor, fadiga, cansaço, depressão, ansiedade, sonolência, dispneia e mal-estar, proporcionando a ele melhora na qualidade de vida, do ponto de vista físico, emocional e social, estendendo ainda o olhar sobre familiares e cuidadores.
Cuidados Paliativos em Home Care traz uma série de benefícios por ser conduzido em ambiente acolhedor com a proximidade da família. Esse trabalho é realizado por nossa equipe multidisciplinar (de enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais) com experiência em paliação, seguindo um planejamento terapêutico interdisciplinar para realizar a abordagem domiciliar.
Os principais quadros clínicos indicados para o programa de Cuidados Paliativos são: câncer, síndromes demenciais, doenças neurológicas progressivas, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal e hepática.
Quer saber mais sobre o programa de Cuidados paliativos? Acesse nosso site www.catedralhomecare.com.br ou entre em contato conosco pelo telefone (61) 99802-7974.

12 de maio – Dia do Enfermeiro

Nesta terça-feira, 12 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem a britânica Florence Nightingale, considerada pelo mundo inteiro como a mãe da enfermagem, essa profissão tão digna de honra, principalmente em um período como este que estamos parafazer o possível para proporcionar atendimento e cuidados aos pacientes com COVID-19.

Desde o inicio da pandemia do coronavírus, esses profissionais estão literalmente dando suas vidas para salvar as de outras pessoas, isolando-se de suas famílias e dedicando uma atenção extrema. A Catedral Home Care parabeniza e registra aqui todo o reconhecimento e agradecimento a todos os enfermeiros (as) pelo trabalho tão importante desempenhado diariamente.