Saiba como prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte das mulheres no Brasil. Segundo a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de quase 60 mil novos casos este ano.
Pesquisadores membros da Sociedade Brasileira de Mastologia concluíram recentemente um estudo que revela que o risco de ter câncer de mama aumenta consideravelmente em mulheres na pré e pós-menopausa que apresentam excesso de gordura corporal especialmente na região abdominal.
O estudo também mostrou que as altas medidas da circunferência da cintura aumentam o risco para complicações metabólicas e cardiovasculares. Confira algumas recomendações para prevenir a neoplasia:
• A prática da atividade física é fundamental
• Alimente-se bem
• Evite o excesso de carboidratos
• Ingestão de gorduras em excesso devem ser evitadas sempre.
• Prefira proteínas de boa qualidade presentes nas frutas, legumes e verduras que são fontes de vitaminas e minerais essenciais.

27 de julho – Dia do Pediatra

Aqui vai nossa homenagem a todos os profissionais que, com muito carinho e dedicação, cuidam dos pequenos e auxiliam os pais desde o nascimento até a adolescência. Um agradecimento especial aos pediatras da Catedral Home Care que trabalham com o propósito de proporcionar saúde e bem-estar para os nossos pacientes!

 

A administração de antibióticos em home care requer cuidados

Os antibióticos são ferramentas importantes no tratamento de infecções causadas por microrganismos. Contudo, o uso repetido e indiscriminado desses medicamentos tem causado mutações nas bactérias, tornando-as bem mais resistentes. Prova disso é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já aponta a situação como uma ameaça à saúde pública mundial. Sendo assim, um plano de administração de antibióticos bem elaborado é fundamental para uma recuperação segura dos pacientes.
O uso inadequado desse tipo de medicamento pode trazer graves consequências, como insuficiências renais e hepáticas, dependendo da composição química do fármaco. Por isso, a Catedral Home Care tem um plano elaborado pela equipe multidisciplinar que deve ser seguido por cuidadores e familiares. Já no caso de pacientes que precisam de tratamentos prolongados, um médico do atendimento domiciliar fica responsável por monitorar continuamente o funcionamento dos rins e do fígado.
Cabe destacar que, dependendo da enfermidade ou do quadro clínico, alguns antibióticos são administrados de outras formas além dos tradicionais comprimidos. Inclusive, todas essas modalidades podem ser realizadas por nossa equipe de atendimento domiciliar, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Sendo assim, nossos profissionais elaboram a melhor estratégia para cada paciente nas mais diversas frentes de atenção à saúde.

Idosos: quando morar sozinhos deve ser motivo de preocupação?

A resposta independe de idade, mas tem a ver com autonomia. Quando o idoso não se sente seguro para realizar sozinho tarefas que sempre desempenhou, como cozinhar, cuidar da casa, tomar banho, se automedicar, é sinal de que viver por conta própria não é mais seguro para ele. Da mesma forma, se os eventuais deslizes que cometia agora estão cada vez mais frequentes e perigosos, ou se as pessoas ao redor já notam que ele não é capaz de tomar decisões conscientes.
Mas deixar de morar sozinho não significa necessariamente ter que abandonar o próprio lar para viver com um familiar, um vizinho ou mesmo em uma casa de repouso. O idoso, ou alguém próximo dele, pode contratar um cuidador, um empregado ou um enfermeiro. Sua supervisão, porém, deve ser frequente, pois diferente da redução motora, que é fácil de ser percebida, a da cognição é mais silenciosa.
Por isso, mesmo idosos lúcidos, independentes e que fazem acompanhamento médico com frequência não devem ser “esquecidos”. Cada um tem sua maneira própria de envelhecer, mas esse processo deve ser acompanhado de perto, porque é cheio de mudanças. Se o idoso não expressar ou não perceber que está inapto para viver sem companhia (o que é muito comum) é preciso que os de fora se atentem e o sondem sobre acidentes, doenças e situações incomuns. A Catedral Home Care tem uma equipe médica apta para te auxiliar nesse processo, entre em contato conosco e conheça nossos programas.

Você sabe como identificar o esgotamento mental?

Fruto da sobrecarga de responsabilidades e auto cobrança associadas a níveis elevados de estresse, o esgotamento mental, embora ainda seja visto por muitos como frescura, tem consequências concretas no funcionamento do organismo.
O esgotamento mental é consequência do excesso de demanda das atividades químicas que são realizadas no cérebro e da falta de substâncias neurotransmissoras capazes de sintetizar essas atividades. Esse processo acaba resultando em estafa mental, bloqueio, ansiedade e estresse, que nem sempre recebem a devida importância.
Muitas pessoas sequer sabem que estão passando por um processo de esgotamento mental. As situações de estresse e o cansaço são normalizados, e o ciclo do esgotamento continua sendo reproduzido. O perigo dessa continuidade é o aprofundamento dos sintomas, de maneira a causar complicações graves para o indivíduo. Por isso, fique atento aos sinais que podem indicar esgotamento mental antes de perder o equilíbrio da situação:
• Sensação constante de cansaço (cansaço crônico);
• Imunidade baixa;
• Perda de memória;
• Baixa qualidade do sono e insônia;
• Apatia constante e generalizada;
• Perfeccionismo;
• Descontrole.

Por que tomar a vacina contra o HPV?

O HPV é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais frequente no mundo. Em mulheres, ela pode desencadear câncer de colo de útero, de vulva e vagina. E tanto elas como os homens correm um risco maior de ter tumores de ânus e orofaringe, além de verrugas genitais, ao serem contaminados.
Com uma ampla vacinação contra o HPV, é possível eliminar a maioria dos casos do tumor de colo de útero. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, a cada hora, uma mulher morre dessa doença no Brasil. São, em média, 16 370 mil novos casos e 8 079 óbitos por ano. Esse é o quarto câncer mais comum entre mulheres no país.
A vacina é recomendada a partir de 9 anos de idade e protegem antes que a pessoa seja exposta a uma infecção e, portanto, deve ser tomada antes da primeira relação sexual. Adultos também podem se beneficiar da vacina, de acordo com critério médico. Importante ressaltar que a vacina não exclui a necessidade do exame preventivo regular, que deve ser realizado anualmente durante os anos reprodutivos.

Fragilidade óssea: saiba como identificar

Uma doença caracterizada pela perda progressiva da massa óssea, que torna a estrutura esquelética enfraquecida e com disposição elevada a fraturas. Assim é definida a osteoporose pelo Ministério da Saúde, o distúrbio ósseo mais comum entre a população brasileira, especialmente em pessoas acima dos 50 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que essa é a principal doença metabólica da atualidade e um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) relata que anualmente são registradas mais de 9 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose. Até 2050, a estimativa é que haverá um aumento de 240% na incidência mundial de lesões no quadril em mulheres afetadas pela doença. Mesmo com as graves consequências, 80% das pessoas que sofreram alguma fratura osteoporótica não são diagnosticadas e nem recebem tratamento adequado.
O Ministério da Saúde recomenda que a partir dos 45 anos, o ideal é que teste de densitometria óssea seja realizado para avaliação. Além dos riscos de quedas e das dores crônicas, os pacientes são impactados emocionalmente pela perda de independência. Inclusive, idosos acamados necessitam ainda mais de cálcio e luz do sol. A Catedral Home Care possui uma equipe multidisciplinar à disposição para atendê-lo e orientá-lo sobre os riscos da osteoporose e os cuidados necessários no atendimento domiciliar.

Estilo de vida sedentário pode aumentar o risco de doenças crônicas

Levar um estilo de vida sedentário pode se tornar um problema sério, uma vez que a falta de atividade física está ligada a uma série de doenças crônicas. Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, a maioria dos brasileiros é sedentária, de acordo com o IBGE. Entre os perigos de uma vida sedentária estão:
· Diabetes tipo 2
· Alguns tipos de câncer;
· Doença cardiovascular;
· Obesidade;
· Morte prematura;
· Impacto no bem-estar mental.
A combinação do impacto físico e mental na saúde torna o estilo de vida sedentário particularmente problemático. Estudos também associam o sedentarismo com um risco aumentado de depressão. Por outro lado, outras pesquisas já observaram que pessoas que se exercitam estão menos propensas a problemas de saúde mental.
Combinar exercícios cardiovasculares, como correr ou andar de bicicleta, com exercícios de treinamento de força, como musculação, é a melhor forma de diminuir os riscos de doenças acima citados.
Cuide da sua saúde! Não deixe de se exercitar!

15 de julho – Dia do Homem

Hoje (15/7) é comemorado o Dia do Homem e segundo dados levantados pela Organização Panamericana de Saúde, a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são de homens. As estatísticas apontam ainda que eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e tem mais predisposição para doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol.
Em geral, a população masculina não tem o costume de procurar por serviços de saúde regularmente. De acordo com o Ministério da Saúde, a população masculina brasileira é a que apresenta mais mortes prematuras, ligadas a fatores como violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos.
É essencial que os homens também façam exames e checkups contínuos que possam assegurar a redução desses índices e para a prevenção de doenças. Cuidar da saúde é essencial para ter qualidade e aumentar a expectativa de vida.

Você sabe como funciona a transferência de um paciente para outro hospital?

Esse tipo de serviço é mais comum do que muitos imaginam. A transferência para um outro hospital é realizada mediante vontade do próprio paciente ou de seus familiares. Porém, somente pode ser feita após autorização médica e mediante contato com o hospital de destino.
A principal opção para esse tipo deslocamento é a ambulância para remoção que atende pacientes de baixa, média e alta complexidade. A Catedral Home Care possui um Programa de Remoção Hospitalar (PRH) com ambulâncias UTI’s totalmente equipadas, que asseguram aos pacientes uma transferência com conforto e segurança para realizarem os tratamentos necessários.
Além disso, o programa conta com uma equipe médica altamente treinada e capacitada, preparada para oferecer o melhor atendimento para você e sua família. Para saber mais informações sobre o serviço, entre em contato conosco pelo WhatsApp (61) 99802-7974.