Pé diabético: como tratar?

A expressão pé diabético se refere às alterações no interior e no exterior dos pés de quem tem diabetes.Esse problema, se não tratado corretamente, toma a forma de úlcerase vira caso de internação e cirurgia. Essas úlceras podem levar até a necessidade de amputação do pé do paciente, algo que acontece com certa frequência quando a pessoa não recebe tratamento.

Quem é diabético precisa, invariavelmente, olhar a situação dos seus pés todos os dias. Isso é necessário porque os sintomas de pé diabético não acontecem somente por conta de um ferimento causado por fatores externos. Esse problema pode dar sinais bem antes. Por isso, repare se os seus pés: 

  • Apresentam formigamentos.
  • Estão com a pele numa coloração diferente da normal.
  • Parecem mais quentes ou mais frios do que a temperatura ambiente.
  • Estãoinflamados ou infeccionados, principalmente depois de algum ferimento, mesmo os bem pequenos.
  • Parecem queimar.
  • Parecem estar mudando de formato, oudeformados.

Todos esses são possíveis sinais de pé diabético, o que é bem preocupante. Portanto, fique atento! Não espere perceber que o pé diabético está acontecendo já no seu estágio avançado. O grande problema dessas úlceras diabéticas é que elas são muito resistentes e têm difícil cicatrização. Mas elas não acontecem do nada. Elas são resultado da falta de cuidado desde o início. Por isso, não menospreze os cuidados básicos como: manter os pés sempre limpos e hidratados.

Quais são as causas dos diferentes tipos de úlceras na pele?

Os diferentes tipos de úlceras de pele que você vai conhecer mais adiante, são causados por conta de problemas com a circulação do sangue. Porém, existem alguns problemas que frequentemente levam à má circulação e, portanto, podem levar às complicações com essas feridas.  Entre elas estão:

  • Diabetes

 Como o nível de açúcar do diabético também atrapalha a cicatrização, as feridas nas pernas e nos pés de quem tem a doença podem virar úlceras na pele.

  • Aterosclerose

A aterosclerose acontece quando as placas de gordura ficam acumuladas nas artérias e deixam a passagem do sangue mais estreita. Assim, com menos sangue circulando pelo corpo, ou seja, um claro problema de circulação, a pele fica mais fraca, quebradiça e pode, portanto, virar uma ferida. Isso aumenta as chances de a pessoa desenvolver uma úlcera de pele.

  • Pressão por contato

Quando ficamos na mesma posição por muito tempo, a pressão de ficar parado pode comprimir os vasos sanguíneos.  Com o tempo, esses hábitoslevamà morte da pele, por conta da raridade do fluxo sanguíneo. Portanto, esta é mais uma das formas em que a nossa pele pode desenvolver úlceras.

  • Varizes e coágulos

Quando as veias começam a falhar em enviar o sangue das pernas para o coração, elas podem, então, causar inchaços e, consequentemente, as úlceras cutâneas. Ou seja, as varizes não devem ser apenas uma preocupação estética, mas é um caso de saúde para ficar alerta!

A Catedral Home Care tem um programa exclusivo para o tratamento de lesões de pele. Quer saber mais? Acesse o nosso site www.catedralhomecare.com.br.

O que é o pré-diabetes?

Para funcionar corretamente, o organismo precisa de uma determinada quantidade de açúcar no sangue. Quando muito acima do ideal, o diagnóstico é diabetes e o organismo apresenta uma complicada sobrecarga, causando problemas de saúde em todos os sistemas.

Entre a quantidade ideal de açúcar e o excesso, há um estágio intermediário, chamado pré-diabetes.De modo geral, o pré-diabetes é definido por valores entre 100 e 125 mg/dl de glicemia em jejum. Acima de 126 md/dl, o paciente é considerado portador de diabetes.

O pré-diabetes é um “alerta” para o diabetes. Ainda é possível evitar que o organismo evolua para um estado de diabetes tipo II, prevenindo as complicações e os problemas para a saúde. Pacientes que recebem esse diagnóstico ainda têm tempo de adaptar seu estilo de vida e alterar seus indicadores, para ter mais saúde e qualidade de vida a longo prazo. Especialmente porque a diabetes é uma doença crônica e sem cura.

08 de abril – Dia Mundial de Luta contra o Câncer

A data serve para conscientizar e informar a população sobre a prevenção da doença, que é considerada a 2ª que mais mata pessoas em todo o mundo. O assunto é delicado e a maioria das pessoas evitam falar sobre isso, mas é necessário ficar sempre alerta. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos – até fatores internos, como as características genéticas predeterminadas.

Prevenção é a palavra-chave quando se fala em câncer e os dados comprovam isto. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgadas em fevereiro deste ano, serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, no período de 2020 a 2022.

Os números mostram que é necessário este alerta para a prevenção, que acontece com hábitos de vida mais saudáveis e acesso ao serviço de saúde, o que inclui a realização de exames regulares, por exemplo. Fazer com que a população tenha consciência da importância de fatores como a detecção precoce são fundamentais para ter uma campanha mais eficiente a respeito da doença. 

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

A data serve para lembrar que ter saúde não é apenas não precisar tomar remédios. Para que o organismo funcione em harmonia e garanta o bem-estar é preciso haver um equilíbrio entre o físico, o organismo e a mente. 

Também é importante reforçar neste Dia Mundial da Saúde a máxima de que, por mais que a ciência tenha avançado no desenvolvimento de novos recursos para o tratamento das doenças, a prevenção ainda é a abordagem mais indicada, simples e eficaz. 

Realizar regularmente check-ups, manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas são atitudes que contribuem, comprovadamente, para uma vida saudável. Da mesma forma, parar de fumar, moderar no consumo de bebidas alcoólicas e reservar um tempo para o lazer com familiares e amigos fortalecem o corpo e a mente.

06 de abril – Dia Mundial da Atividade Física

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data possui um objetivo muito simples: estimular o cuidado com a saúde por meio do combate ao sedentarismo.

Quando se fala em exercícios, o mais importante é que você pratique alguma atividade que se adapte ao seu estilo de vida. Caso contrário, são muitas as chances de não dar continuidade. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças.

As atividades físicas, sem dúvida alguma proporcionam uma alta qualidade de vida. Se não houver problemas de saúde, os exercícios físicos devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas. É bom consultar um médico antes de encarar esse novo estilo de vida. Praticar exercícios regularmente ajuda a manter uma boa saúde mental e física, em qualquer idade.