31 de Maio – Dia Mundial Sem Tabaco

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado anualmente no dia 31 de maio. A data foi criada para alertar as pessoas sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Entre elas estão os diversos tipos de câncer e enfisemas pulmonares. 

 O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia (suspensão da circulação do sangue) e ao infarto agudo do miocárdio.

 Já o monóxido de carbono produzido por meio da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podendo assim ocasionar doenças como a aterosclerose. Dessa forma, a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares.

Nunca é tarde para parar de fumar. E quanto mais precocemente se faz isso, maiores são as chances de não desenvolver doenças associadas ao tabagismo. 

30 de maio – Dia Mundial da Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. 

É comum que os sintomas da Esclerose múltipla passem despercebidos. Isso porque podem aparecer de forma isolada e moderada, como um pequeno incômodo momentâneo. Em situações nas quais os sintomas da esclerose múltipla se agravam, as consultas médicas são realizadas a fim de entender e amenizar um sinal específico que, muitas vezes, podem ser confundidos com outra doença.

Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. 

É necessário um tratamento multidisciplinar da esclerose múltipla com especialistas de áreas diversas e que juntos ofereçam:  conforto, adaptação, preparo e qualidade de vida ao paciente. Assim, deve ser realizado um acompanhamento com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e, em alguns casos, até um educador físico.

28 de maio – Dia de Luta da Saúde da Mulher

Amanhã, 28 de maio, duas datas trazem um importante momento de conscientização e debate: o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

O objetivo de ambas as datas é promover a reflexão acerca dos indicadores problemáticos voltados à saúde das mulheres, buscando desenvolver políticas públicas e ações que contribuam para melhorias na área.

Atualmente, os problemas mais comuns são câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade. E as principais causas de morte materna são hipertensão, hemorragia, infecções puerperais, aborto e complicações no aparelho circulatório, oriundos da própria gravidez, parto e puerpério.

Esteja sempre atenta aos sinais apresentados pelo corpo, faça exames regulares e previna-se.

26 de maio – Dia de Combate ao Glaucoma

O glaucoma é uma doença oftalmológica que atinge mais de 60 milhões de pessoas no mundo. Ele é caracterizado pela perda gradual da visão por causa da degradação do nervo óptico. Geralmente se desenvolve de forma lenta, sem apresentar sintomas, e é a segunda principal causa de cegueira, ficando atrás apenas da catarata. 

A doença não tem cura, mas pode ser controlada e tratada. Em especial, se for detectada logo no início. Por isso, lembramos que a sua saúde ocular depende de consultas regulares ao oftalmologista. Durante os exames de praxe, é possível verificar se você sofre de alta pressão ocular, uma das causas do problema. 

E lembre-se: mantenha o seu médico oftalmologista informado sobre o seu histórico familiar, principalmente se houver casos de glaucoma na família.

Telconsulta Catedral: Pronto Atendimento Online

Do computador ou direto do seu celular, com hora marcada, você faz uma consulta por vídeo com um médico da Catedral Home Care.

Mais comodidade para você fazer a sua consulta de onde estiver, sem precisar se deslocar até uma unidade hospitalar, mas com toda a qualidade oferecida por nossos especialistas.

Para agendar a sua teleconsulta, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone 4000-2202 ou por meio do WhatsApp (61) 99935-0080. 

Por que beber água é tão importante?

Nosso corpo é constituído de cerca de 60% a 70% de água. Nosso sangue, músculos, pulmões e cérebro contém bastante água. Beber bastante líquido é vital para a nossa saúde. Entre outras funções, a água:

  • Transporta nutrientes e oxigênio através das células;
  • Regula a temperatura do corpo;
  • Protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes;
  • Ajuda nosso metabolismo;
  • Protege e hidrata nossas articulações e células.

Todas as células de nosso corpo necessitam de água. Nosso cérebro, por exemplo, consiste em 90% de água, portanto, se não suprimos corretamente a necessidade de água em nosso corpo, nosso cérebro pode não funcionar bem, causando dores de cabeça e enxaqueca. 

A quantidade de água que precisamos ingerir diariamente pode variar. Em média, para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar 2 litros. Uma dica é: tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos. Se 2 litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas. Evite, porém, bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais.

Teleconsulta: quando usar esse serviço?

As consultas online por videochamada devem ser utilizadas caso você tenha sintomas leves, mas que causam incômodo, como:

  • febre;
  • fraqueza;
  • sintomas gastrointestinais;
  • sintomas urinários;
  • sintomas musculoesqueléticos (pancadas,dores nas costas,torcicolo)
  • sintomas respiratórios (tosse,dor de garganta,resfriado,gripe);
  • sintomas oftalmológicos
  • sintomas cutâneos (alergias,alterações de pele).

As consultas online são um tipo de atendimento voltado para queixas leves e que não apresentam grandes riscos, por exemplo, em caso de suspeita do novo coronavírus com sintomas leves. Essa é uma iniciativa positiva no combate à pandemia, pois evita a superlotação de hospitais.

Quer agendar a sua teleconsulta? Ligue para 4000-2202 ou encaminhe um WhatsApp para (61) 99935-0080. 

Atividade física e alimentação na terceira idade

Ao contrário do que alguns podem imaginar, realizar atividades físicas não é uma exclusividade dos jovens. Pelo contrário, exercícios são muito bem-vindos e até mesmo necessários em todas as idades, principalmente para os idosos. Realizar, em média, 150 minutos de atividade física por semana, na terceira idade, podem garantir inúmeros benefícios. Entre eles, estão a redução dos triglicerídeos, diminuição da pressão arterial, ganho de massa muscular, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e vasculares.

Atividades com pouco ou nenhum impacto para as articulações são as mais indicadas para os idosos. Porém, é fundamental consultar um médico e um preparador físico antes de iniciar a prática dos exercícios. Além de tudo isso, um estilo de vida mais saudável e uma alimentação balanceada, com níveis adequados de proteínas, também podem evitar um sério problema da terceira idade: a sarcopenia – perda gradativa de força muscular, que pode impedir as pessoas até mesmo de se locomover.

Para prevenir a perda de massa magra neste período, o ideal é iniciar bem cedo na vida um consumo adequado de proteínas de alto valor biológico, suplementos nutricionais e adotar o hábito de praticar exercícios físicos de resistência e de força.

Quais são os benefícios da telemedicina?

Em primeiro lugar, a telemedicina ajuda a derrubar barreiras físicas e geográficas dos serviços de saúde, de forma a ampliar o acesso e o atendimento médico, mesmo em locais remotos e sem clínicas ou hospitais de fácil acesso. No entanto, mesmo quando há a possibilidade de ir a um hospital, as consultas online proporcionam benefícios, como:

  • Comodidade — os pacientes têm mais conforto e flexibilidade para cuidarem da saúde sem sair de casa, o que é interessante sobretudo para quem tem familiares idosos, crianças pequenas e pessoas com dificuldade de locomoção, etc.;
  • Qualidade no atendimento — quando não há possibilidade de ir a um hospital, é comum que as pessoas busquem informações nem sempre confiáveis para cuidar da saúde, como a internet ou mesmo conselhos de familiares. Por meio das consultas online, é possível ter qualidade no atendimento, falando diretamente com médicos e uma equipe de saúde;
  • Diminuição de exposição ao risco — as consultas por videochamada fazem com que o paciente não se exponha aos riscos de contaminação do ambiente hospitalar, a menos em casos nos quais a ida ao pronto-socorro é realmente necessária.

Conselho Federal de Medicina regulamenta a telemedicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou a Resolução nº 2.314/2022, que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação. O texto da norma foi discutido entre especialistas e entidades de saúde, buscando a segurança do ato médico e dos dados clínicos sensíveis.

A pandemia da Covid-19 consolidou esse método que veio para ficar. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai reeditar a portaria que permitiu a realização de consultas e diagnósticos a distância no Brasil. Ele afirmou à coluna que a medida vai inclusive ampliar a prática da telemedicina no país, prevendo teleconsulta, monitoramento de tratamentos, diagnósticos e a realização de procedimentos de radiologia e de cardiologia à distância.

O uso da tecnologia avança por toda a sociedade e esse método traz mais acesso a mesma medicina (conhecida) e com o mesmo código de ética. A vantagem é trazer mais acesso à saúde, às necessidades por atendimento à distância, além de trazer mais qualidade e transferência de conhecimento.

Na Catedral Home Care você tem acesso aos serviços de teleconsulta e telemonitoramento. Entre em contato conosco por meio do telefone 4000-2202 ou pelo WhatsApp (61 99935-0080) e agende a sua.