Está com sintomas gripais? Agende uma teleconsulta com a Catedral.

A teleconsulta é mais uma alternativa para proteger a sua saúde. Caso apresente sintomas gripais e precise de atendimento médico, agora você pode contar com o serviço de teleconsulta da Catedral Home Care. Você irá se consultar com um médico sem sair às ruas e se expor aos riscos de contágio ou proliferação do vírus.

Quer agendar a sua teleconsulta?

» Ligue para o telefone 4000-2202 ou mande um Whatsapp para (61) 99935-0080.

Aumento dos casos de Covid-19 no país. Não deixe de se proteger!

Com o aumento dos casos de Covid-19 e gripe, é importante ficar atento aos sintomas. Caso eles apareçam, faça o isolamento, repouse, beba bastante água e alimente-se bem. Se necessitar de atendimento médico, priorize o serviço de teleconsulta. Evite se expor a riscos desnecessários, busque hospitais somente em situações de urgência e emergência.

Não deixe de seguir todos os cuidados preventivos: use corretamente a máscara, higienize as mãos com frequência e mantenha o distanciamento. É importante também, estar com as vacinas contra a Covid e Influenza em dia.

Agende sua teleconsulta conosco:

4000-2202

61 99935-0080 (WhatsApp)

Aedes Aegypti: hora de redobrar o combate

Com a chegada dos dias mais chuvosos, cresce a preocupação em relação à dengue, além das outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, como zika e chikungunya. 

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

As medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue exige atenção redobrada devido ao cenário de pandemia da Covid-19, já que o risco de uma nova epidemia pode agravar o quadro de transmissão do novo coronavírus.

Conheça as principais doenças cardiovasculares e saiba como evitá-las

Dentre as doenças cardiovasculares, o infarto agudo do miocárdio (IAM) é a complicação que mais vitima pessoas, entretanto, diversas podem ser as causas de morte devido a complicações dessas. As principais causas de óbito por doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são:

 1. Doença Cardíaca Coronariana

Ocorre devido a problemas em vasos que irrigam o coração. Inclui o infarto agudo do miocárdio (IAM) e a doença aterosclerótica (placa de gordura nas artérias). O acúmulo de gordura na parede dos vasos já tem início na vida intra-uterina, devido a desregulação nos níveis de colesterol.

 2. Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC, é a interrupção do suprimento sanguíneo de alguma área do cérebro e pode ocorrer de duas formas: a isquêmica, quando um trombo ou placa de gordura ocluem um vaso, ou a hemorrágica, quando o vaso se rompe e deixa de irrigar a área correspondente.

3. Doença Cardíaca Hipertensiva

Aqui encontra-se as patologias que se desenvolvem em decorrência da pressão alta do paciente e incluem insuficiência cardíaca, cardiomegalia e doença arterial coronariana.

4. Doença Cardíaca Inflamatória

Trata-se da inflamação do músculo cardíaco (miocardite), que pode causar dilatação cardíaca, trombos na parede cardíaca, infiltração das células sanguíneas circulantes, ao redor das coronárias e entre as fibras musculares.

5. Outras doenças cardíacas 

Nesta categoria estão incluídos os tumores cardíacos, os tumores de vasos cerebrais, as doenças do músculo cardíaco e os problemas nas valvas cardíacas.

A maioria dessas doenças podem ser prevenidas com mudanças nos hábitos de vida. Pessoas com doenças cardiovasculares, ou aquelas em alto risco para o desenvolvimento destas, necessitam detecção precoce dessa tendência e monitoramento apropriado envolvendo tanto o aconselhamento quanto o uso de fármacos, se necessário.

Não fumar, reduzir o uso de sal na dieta, aumentar o consumo de frutas e vegetais, praticar regularmente atividade física e diminuir o consumo de bebida alcóolica demonstraram grande redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além desses, o tratamento da diabetes, da pressão alta (hipertensão) e da dislipidemia (alteração dos níveis de colesterol e triglicerídeos) também são necessários na prevenção de infartos e de AVC’s.

Precisa de tratamento home care? Fale com um de nossos especialistas

O serviço de Home Care é a prestação de cuidados de saúde em casa, geralmente indicada por um médico para dar continuidade a um tratamento de forma mais confortável. Esse serviço costuma ser prestado por uma equipe multidisciplinar, podendo incluir consultas, exames, aplicação de medicamentos e até internação domiciliar.

Toda a rotina que envolve o tratamento em Home Care é estabelecida por orientação médica. Esse trabalho engloba diferentes profissionais capacitados no atendimento de demandas específicas, com foco na recuperação ou na estabilidade da saúde do paciente. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco!

#saude #homecare #assistenciadomiciliar 

Por que optar por um atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde que transfere para a casa do paciente o tratamento, com a mesma qualidade e conhecimento. A atenção passa a ser feita por uma equipe de saúde formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que, com o apoio da família e de cuidadores, dá continuidade ao tratamento no conforto do lar.

Ela é recomendada quando o paciente atinge uma estabilidade clínica, permitindo que o tratamento continue em sua própria casa. Para isso, é preciso realizar uma avaliação médica completa e verificar as condições da família para instalar e atender o paciente de forma adequada, respeitando as condições individuais.

Esse é um dos serviços oferecidos por nós da Catedral Home Care, onde levamos bem-estar, comodidade, atenção e os cuidados necessários para cada paciente. Entre em contato conosco e saiba mais.

Como controlar a ansiedade?

A ansiedade é a sensação de apreensão diante de uma situação de risco. Em geral, é um sentimento útil, que nos ajuda a reagir, funciona como uma preocupação, estímulo, atenção e proteção. Sensações de medo, angústia e insônia são alguns sintomas causados pela ansiedade. Para algumas pessoas, esta sensação é maior e se torna desagradável. Por isso, recomenda-se que procure ajuda profissional quando os sintomas atingirem níveis altos, limitantes, que interfiram no seu cotidiano, tragam sofrimento e comprometam a vida social. 

Para lidar com esse quadro, apresentamos abaixo algumas estratégias para ajudar a manter o equilíbrio e controlar a ansiedade: 

  •  
  • Mantenha os cuidados com a sua saúde e bem-estar
  • Faça atividade física
  • Fale sobre sentimentos com pessoas próximas 
  • Evite ficar ocioso 
  • Organize seu tempo
  • Não consuma bebida alcoólica em excesso
  • Seja otimista

Frequentar um psicoterapeuta, também pode te auxiliar no autoconhecimento, na identificação de “gatilhos” e no manejo da ansiedade. 

Atendimento médico onde você estiver!

APH – Atendimento Pré-Hospitalar

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é um serviço de urgência extra-hospitalar, que realizada atendimentos de pronto-socorro na residência ou em qualquer local.  A nossa equipe atua para estabilizar o estado clínico do paciente. Atendemos em qualquer local, realizando a transferência para um hospital, caso seja necessário.

Saúde do idoso: as doenças mais comuns na terceira idade

O idoso tem alteração de imunidade constante e maior risco de infecção, sendo assim, a chance de ter um melhor envelhecimento está ligada a hábitos saudáveis, tais como boa alimentação, higienização, questões e características pessoais.

Para evitar doenças crônicas e ter uma boa qualidade de vida é preciso ter uma alimentação adequada, principalmente nessa idade, pois o idoso tem naturalmente a falta de vitamina B (composta por um complexo de várias substâncias que colabora com o mecanismo de respiração celular, fornecendo energia para o metabolismo).  

Lazer, atividades físicas leves ao ar livre em horários recomendados pelos médicos e outras ações podem ajudar a ter uma vida longa e com saúde. Saibam quais são as doenças que mais atingem essa fase e como preveni-las:

  • Doenças cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficiência Cardíaca.

Sintomas: Falta de ar, dor no peito, inchaço e palpitações.

Prevenção: Praticar atividade física de forma sistemática, não fumar e controlar o peso, colesterol e diabetes.

  • Derrames (Acidente Vascular Cerebral – AVC)

Sintomas: Tontura, desmaio e paralisia súbita.

Prevenção: Praticar atividade física de forma regular e sistemática, não fumar, controlar a pressão arterial, peso e colesterol.

  • Câncer

Sintomas: Depende do tipo de Câncer, um dos sintomas mais comuns é o emagrecimento inexplicável.

Prevenção: Consultar o médico pelo menos uma vez por ano para fazer exames preventivos, evitar exposição ao Sol em excesso e não fumar.

  • Pneumonia

Sintomas: Febre, dor ao respirar, escarro e tosse.

Prevenção: Praticar atividade física de forma regular e sistemática, boa alimentação, vacinação contra a gripe e pneumonia.

  • Enfizema e Bronquite Crônica

Sintomas: Falta de ar, tosse e escarro.

Prevenção: Parar de fumar, manter a casa ventilada e aberta ao Sol.

  • Infecção urinária

Sintomas: Ardor ao urinar e vontade frequente de urinar.

Prevenção: Consultar um médico e tratar a infecção e sua causa.

  • Diabetes

Sintomas: Muita sede e aumento no volume de urina.

Prevenção: Controlar o peso e a taxa de açúcar no sangue.

  • Osteoporose

Sintomas: Não há sintomas, em geral, é descoberta pelas complicações (fraturas).

Prevenção: Praticar atividade física de forma regular e sistemática, não fumar, comer alimentos ricos em cálcio.