Por que uso do filtro solar é importante?

Esse produto é fundamental para evitar envelhecimento precoce, queimaduras e impedir o desenvolvimento do câncer de pele. Ou seja, é uma ação que vai além da parte estética, pois afeta diretamente a saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, por conta do clima tropical e ensolarado o ano todo.

Para escolher o filtro solar ideal, é preciso considerar as características da pele quando exposta à radiação sem proteção. Para a maioria da população brasileira, o recomendado é um filtro solar que proteja contra os raios UVA e UVB, com fator de proteção solar (FPS) no mínimo 30. As pessoas de pele mais clara, com câncer de pele ou doenças que deixam a pele mais sensível devem usar um protetor solar com um FPS maior.

Dezembro vermelho – Mês de prevenção ao HIV/Aids

Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids. A data chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Ainda é um grande desafioconscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce.Por isso, campanhas como Dezembro Vermelho ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.

Alguns dos sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos comdores de garganta, dores de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Os sintomas podem estar presentes duas semanas após a contaminação, ou mesmo nunca se manifestarem. Por isso, os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar a doença ainda no início. Por meio da sorologia usada no exame de sangue é possível identificar a exposição ao vírus. 

O que são os cuidados paliativos?

Cuidados paliativos são cuidados assistenciais oferecidos a pacientes que tem algum tipo de doença sem possibilidade de cura, visando melhorar a qualidade de vida e alívio do sofrimento imposto pela mesma. Para que o tratamento seja eficiente é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe multidisciplinar capacitada que consiga lidar com o desafio de avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos. 

Ele é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma abordagem voltada para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças ameaçadoras à vida.  Em muitos casos, o enfermo apresenta mais de uma doença e o tratamento prestado nem sempre garante a plena recuperação do paciente. A Catedral Home Care possui uma equipe especializada para oferecer um tratamento cada vez mais preciso, intensivo, menos agressivo e o cuidado paliativo está sendo cada vez mais utilizado. Essa prática é moldada e adaptada de acordo com aspectos relevantes, tais como a disponibilidade de recursos materiais e humanos, formas de planejamento em saúde, aspectos culturais e sociais da pessoa acolhida.

 Saúde Mental: como identificar que algo está errado?

Antes de tudo, é preciso destacar que qualquer diagnóstico de doenças mentais só pode ser feito por médicos-psiquiatras ou psicólogos. No entanto, você pode conhecer os possíveis sinais de alerta de que algo está errado e então buscar ajuda profissional. Para auxiliá-lo, listamos alguns sintomas que podem ser indicadores de que talvez o desânimo vá além do cansaço:

  • mudanças no padrão de sono: dormir mais ou menos que o habitual pode ser um sintoma físico importante de alguns transtornos mentais. Não se trata de uma insônia eventual, mas sim de uma mudança da rotina do sono a médio e longo prazos;
  • mudanças no apetite:  dentro da mesma lógica, passar a comer mais ou perder o apetite são sinais que precisam ser observados com atenção, já que essas alterações costumam apontar ao aumento da ansiedade e podem indicar algum transtorno;
  • dor no corpo: nem todo mundo se dá conta, mas o aumento de dores em algumas partes do corpo pode ter a ver com depressão. As dores, como as localizadas na região lombar, são reflexo de uma tensão no corpo que pode ter causas mais graves. Nessa lógica também são incluídas dores na cabeça e enxaqueca;
  • problemas gástricos: você conhece a indicação de que o intestino é o segundo cérebro? Saiba que ela é correta, já que há neurônios nesse órgão. Problemas digestivos recorrentes devem ser investigados, pois podem ter relação com outros tipos de sofrimento;
  • taquicardiaaquela sensação de o coração disparar com uma notícia, por exemplo, pode também estar ligada a algum transtorno da saúde mental;
  • dependência química: é difícil estabelecer um limite entre beber socialmente e ser dependente do álcool, mas é preciso se atentar ao quanto você não consegue viver sem substâncias como álcool, cigarro ou drogas ilegais. Isso pode ser indicativo de problemas sérios.

Home Care: um ambiente familiarizado gera maior conforto e aceitação ao tratamento

Os pacientes atendidos em Home Care recebem tratamento personalizado por equipe de saúde multidisciplinar, considerando suas necessidades, hábitos de vida e possibilidades. Percebe-se ainda que a adesão da família ao tratamento e o prognóstico do paciente é melhor, bem como ocorre há um incremento na resposta ao tratamento proposto, quase sempre reduzindo o tempo de internação.

Dessa forma, os serviços de Home Care são uma ferramenta importante, proporcionando o gerenciamento do cuidado integral sem a necessidade de hospitalização, que tira o paciente do convívio familiar e da rotina de sua casa.

Nova onda de Covid-19: por que é importante tomar as doses de reforço?

Mais brasileiros estão testando positivo para a covid-19 nas últimas semanas. Uma nova onda da doença, que veio junto a duas novas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB, já tem causado impacto na Europa, na China, nos Estados Unidos e agora começa a crescer no Brasil.

Quem já tomou as duas doses ou a vacina de dose única já tem uma proteção mínima contra casos graves e hospitalizações em decorrência de infecção pelas novas variantes. No entanto, a recomendação é que sejam tomadas todas as doses de reforço disponíveis para potencializar essa proteção. As vacinas contra covid-19 já administradas (Pfizer, AstraZeneca, Coronavac etc) têm proteção contra a nova variante, mas o nível de eficácia é menor. Segundo a OMS, o risco de reinfecção (pegar covid-19 de novo) pode ser mais elevado com a BQ.1 e a XBB.

As doses de reforço da vacina da covid-19 são preparadas com incrementos em relação às principais novas variantes em circulação. Dessa forma, ao tomá-las, a pessoa se torna mais protegida contra novas variantes.