Como lidar com a chegada da menopausa

A menopausa não é somente uma fase de transformações biológicas na vida das mulheres. Ela também causa modificações psicológicas variadas, as quais podem impactar o comportamento e o bem-estar. 

Uma das principais alterações é percebida no humor. No dia a dia, o estado de humor da mulher intercala entre tristeza, contentamento, irritabilidade, melancolia e angústia. 

Essas oscilações acontecem por conta da redução na produção de hormônios. O estrogênio é o principal responsável pelo ciclo menstrual e, quando a mulher chega nesta etapa da vida, os níveis desse hormônio no organismo reduzem consideravelmente. Dessa forma, a ocorrência da ovulação e da menstruação diminui até deixar de existir. 

É fundamental que a mulher tenha o acompanhamento de um ginecologista nesta fase para aliviar o desconforto. Para ter qualidade de vida na menopausa, seguem algumas dicas no dia a dia:

  • Pratique atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura
  • Converse com o seu médico sobre o consumo diário de cálcio.
  • Exercite seu cérebro em jogos de raciocínio e palavras cruzadas. Isso ajuda a reduzir o risco de perda de memória durante a pós-menopausa
  • Aprenda a ter bons hábitos de sono. Você sabia que a falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido?
  • A reposição hormonal é um assunto de extrema importância para discutir com o médico. Faça uma lista com ele com os prós e contras sobre a terapia de reposição hormonal. Ela não é recomendada para mulheres em situação de risco para câncer de mama, trombose ou doença cardíaca

Como reconhecer os sinais de AVC e infarto?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico é o mais comum, caracterizado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. O outro tipo é o hemorrágico, quando há sangramento provocado por rompimento de um vaso sanguíneo. Para que você saiba como identificar um derrame cerebral, atente-se aos sinais abaixo:

  • forte dor de cabeça, sem motivo aparente e que persiste por muito tempo;
  • tontura, desequilíbrio e dificuldade ou perda da coordenação motora; 
  • sensação de que um lado do corpo está ficando fraco;
  • perda de sensibilidade neste mesmo lado do corpo (sentir que ficou adormecido) — podendo chegar, até mesmo, a uma paralisia total;
  • alteração no nível de consciência, ou seja, passar a falar coisas sem sentido, demorar a responder e pensar, perder a capacidade de raciocínio, etc. 

Quando falamos de infarto agudo do miocárdio, o que deve ser observado é a dor no tórax, pois a dor no peito é o sintoma mais frequente da doença e geralmente traz a sensação de um aperto ou um peso, podendo irradiar para o braço esquerdo, ou para os dois braços, além do pescoço e mandíbula. Estes sintomas podem estar associados à falta de ar. As palpitações, taquicardia e o coração acelerado também podem estar presentes no quadro.

Ao aparecem os primeiros sintomas, chame socorro ou dirija-se a um hospital imediatamente. 

Por que as vitaminas são importantes para o organismo?

As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o funcionamento do corpo, pois são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, regulação celular e equilíbrio do organismo. São substâncias fundamentais para que nossas células, tecidos e órgãos funcionem normalmente. Como não são produzidas naturalmente devem ser adquiridas por meio da ingestão de alimentos. 

O organismo necessita apenas de alguns miligramas diariamente, por isso são consideradas micronutrientes e na grande maioria da população não é necessária qualquer reposição, pois uma alimentação variada já supre todas as necessidades. Mesmo assim, há pessoas que sofrem de deficiência de vitaminas devido a uma dieta monótona, o que pode causar danos ao funcionamento do organismo. O excesso de vitaminas também é prejudicial, portanto a recomendação geral é para uma dieta equilibrada, sem necessidade de suplementação.

As vitaminas são classificadas em dois grupos: lipossolúveis e as hidrossolúveis. Podem ser associadas ao primeiro grupo as vitaminas encontradas nas gorduras do leite, queijo, gema de ovo, carne e fígado. Por ficarem armazenadas do tecido adiposo, não é necessário que sejam consumidas diariamente.  

As vitaminas hidrossolúveis são representadas pelas vitaminas C e as vitaminas no complexo B. Podem ser encontradas nos vegetais e, por serem solúveis em água, o organismo elimina o seu excesso pela urina, por isso há necessidade de ser consumida em maior quantidade diariamente. Não há nenhum alimento que possua todas as vitaminas na quantidade necessária, por isso é essencial ter uma alimentação variada. 

Qual a diferença entre assistência e internação hospitalar?

A Atenção Domiciliar é uma nova e importante modalidade de atenção em saúde que se tornou cada vez mais necessária. No Programa de Atenção Domiciliar, pacientes de média e baixa complexidade contam com assistência e orientação médica, além de um planejamento personalizado. 

Já o Programa de Internação Domiciliar da Catedral Home Care, oferece suporte para paciente de alta complexidade, incluindo acompanhamento por equipe multiprofissional especializada, colaborando positivamente no tratamento.

Nossa missão é prestar assistência à saúde em ambiente domiciliar com atendimento personalizado e humanizado

Nossa missão é prestar assistência à saúde em ambiente domiciliar com atendimento personalizado e humanizado, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada, respeitando a ética e o indivíduo em seu contexto social. Pois, acreditamos que o cuidado e atenção realizada de forma adequada é capaz de transformar a vida do paciente!

A Catedral Home Care está sempre disposta a te ajudar! 

Para saber mais sobre nossos serviços entre em contato conosco. 

Qual a importância da família em um tratamento em home care?

Os familiares dos pacientes têm um papel fundamental durante o período de assistência oferecida pelo home care. Além de facilitar a recuperação pela proximidade dos entes queridos, ficam responsáveis por alguns cuidados para garantir mais segurança e bem-estar ao enfermo. Abaixo listaremos algumas das regras que buscam garantir mais eficiência no tratamento. Com a participação e apoio dos familiares, a Catedral Home Care consegue promover a recuperação de forma mais rápida e tranquila.

  • Caso a residência tenha escadas, elas devem ter corrimão dos dois lados;
  • O ambiente onde o paciente repousa precisa ter iluminação adequada, sobretudo próximo à cabeceira da cama;
  • Os pisos não devem ser muito lisos e para reduzir os riscos de queda, os tapetes precisam ser removidos. É indicado apenas os modelos antiderrapantes próximos à cama, vaso sanitário e local de banho;
  • Especialmente durante a pandemia é necessário reforçar as medidas de higiene antes e após o contato com o enfermo;
  • Visitas devem ser evitadas durante a pandemia, sendo apenas em casos de extrema necessidade;
  • Caso a residência tenha animais domésticos, é preciso evitar o contato direto ou indireto com lesões ou feridas do paciente, bem como cateteres, medicamentos, materiais curativos, entre outros;
  • Tentar manter atitudes positivas na interação com o paciente, sem cair no pessimismo.

Cuidados com a saúde das crianças durante as férias

As férias de verão são um dos momentos do ano mais aguardado pela criançada, época de não ir à escola, brincar muito, passear e também de viajar, mas junto a tudo isso, surgem as preocupações com a saúde das crianças. Segue algumas dicas de quais cuidados você deve tomar com elas durante as férias.

1- Visite o médico antes de viajar

Check-ups anuais são essenciais para garantir a boa saúde. Muitas vezes, uma doença se inicia de forma silenciosa, sem sintomas, ou tem um vírus incubado que só se apresenta depois de um tempo. Aproveite o período das férias, em que fica mais fácil conciliar os horários das consultas, e verifique se está tudo em ordem com seu filho. 

2- Mantenha a criança hidratada

Esse é um dos principais cuidados com as crianças durante as férias de verão. Devido ao calor, as brincadeiras e afins, acontece a perda de líquidos, dos quais é preciso repor, caso contrário um quadro de desidratação pode acontecer, além do surgimento de doenças renais. Sendo fundamental que os pais e responsáveis, ofereçam com frequência água e líquidos para os pequenos, desde que não sejam refrigerantes e outros líquidos processados.

3- Não se esqueça do protetor solar

O uso do protetor solar deve ser feito com frequências, dando prioridade aos filtros solares específicos para cada idade e que possuem proteção UVA e UVB. Ficar atento ao fator de proteção também é muito importante, em geral, os protetores infantis possuem fator 30 ou superior e devem ser aplicados na sombra, cerca de 20 minutos antes de se expor ao sol.

4- Cuide da alimentação das crianças

Ofertar uma alimentação saudável desde a infância, tende a garantir mais qualidade de vida, diminuindo os riscos de doenças crônicas e facilita com que isso se torne um hábito, mesmo durante a vida adulta. Portanto, em casa ofereça às crianças uma alimentação balanceada com frutas e legumes, quando estiver na rua, viajando ou passeando evite o excesso de doces e alimentos gordurosos, se possível leve com você lanches naturais, como uma maçã, por exemplo.

Home Care: cuidados diários são essenciais para manter a qualidade de vida e saúde!

Oferecemos uma assistência humanizada e um atendimento de excelência. Na Catedral Home Care, entendemos que a valorização do ser humano é primordial. Atenção, rapidez e eficiência na prestação dos serviços fazem parte da nossa rotina. Tudo para o bem-estar dos nossos pacientes.

Para saber mais sobre os nossos serviços entre em contato conosco ou acesse www.catedralhomecare.com.br .

H

PLP: Para cada tipo de ferida, existe um tratamento específico

Tratar uma lesão na pele não é um processo fácil, pois, não é apenas fazer com que ela cicatrize, é preciso ir mais a fundo, saber a causa, e tratar as morbidades presentes que contribuem para a piora ou para o surgimento de novas. As lesões, úlceras ou feridas que ocorrem, podem atingir não apenas a pele em uma ou mais camadas, mas também tecido muscular, tendões, nervos e ossos. 

O programa de Lesões da Pele (PLP) da Catedral Home Care oferece assistência para tratamentos de feridas e curativos domiciliares, objetivando a prevenção e tratamento de lesões de alta complexidade como: 

•          Lesões por pressão;

•          Úlceras venosas;

•          Úlceras arteriais;

•          Ulceras mistas;

•          Lesões oncológicas;

•          Pés diabéticos.

O cuidado com as lesões de pele necessita atenção especial por parte dos profissionais da saúde, pois, algumas lesões podem se tornar crônicas, gerando um impacto negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes, pois causam dor em diferentes níveis, afetam a mobilidade e possuem caráter repetitivo. Com medidas eficientes é possível evitar ao paciente o sofrimento físico e psíquico que uma lesão pode trazer. Essas medidas proporcionam um tratamento eficaz, mais rápido e mais humanizado às pessoas portadoras desse tipo de lesão.