31 de maio – Dia Mundial Sem Tabaco

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado anualmente no dia 31 de maio. A data foi criada para alertar as pessoas sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Entre elas estão os diversos tipos de câncer e enfisemas pulmonares. 

 O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia (suspensão da circulação do sangue) e ao infarto agudo do miocárdio.

 Já o monóxido de carbono produzido por meio da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podendo assim ocasionar doenças como a aterosclerose. Dessa forma, a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares.

Nunca é tarde para parar de fumar. E quanto mais precocemente se faz isso, maiores são as chances de não desenvolver doenças associadas ao tabagismo. 

30 de maio – Dia Mundial da Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. 

A Esclerose múltipla pode se manifestar por diversos sintomas. Os mais comuns são:

  • Fadiga (fraqueza ou cansaço);
  • Dormências ou formigamentos e dor ou queimação na face;
  • Visão borrada, mancha escura no centro da visão de um, embaçamento ou perda visual e visão dupla;
  • Perda da força muscular, dificuldade para andar, espasmos e rigidez muscular;
  • Falta de coordenação dos movimentos ou para andar, tonturas e desequilíbrios;
  • Dificuldade de controle da bexiga (retenção ou perda de urina) ou intestino;
  • Problemas de memória, de atenção, do processamento de informações;
  • Alterações de humor, depressão e ansiedade.
  • É comum que os sintomas da Esclerose múltipla passem despercebidos pelo paciente. Isso porque podem aparecer de forma isolada e moderada, como um pequeno incômodo momentâneo. Em situações nas quais os sintomas da esclerose múltipla se agravam, as consultas médicas são realizadas a fim de entender e amenizar um sinal específico que, muitas vezes, podem ser confundido com outra doença.

A Esclerose Múltipla não tem cura. Atualmente, no Brasil, existem diversas opções de tratamento para esclerose múltipla, que vão desde cápsulas orais administradas uma ou duas vezes ao dia, até injeções diárias, semanais, mensais, semestrais ou anuais.  Além de diminuir a ocorrência e intensidade dos surtos – e, consequentemente, a possibilidade de uma lesão permanente – alguns medicamentos já atuam de forma preventiva em relação à degeneração acelerada do cérebro (atrofia cerebral), ocasionada pela doença.

Alimentos benéficos para a memória

Já são muito difundidos os benefícios de nos alimentarmos de forma adequada para suprirmos as necessidades do nosso organismo e mantê-lo saudável. Entre as regras básicas estão aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, sementes e peixes e reduzir a ingestão de alimentos processados, com altas taxas de gordura, açúcar e sal. Consumir alimentos para memória é outra forma de ajudar nosso cérebro a funcionar melhor.

1. Espinafre, brócolis e companhia

Guarde esta: as hortaliças de coloração verde-escura concentram um mix de substâncias parceiras do sistema nervoso, daí porque não podem faltar no cardápio ao longo de toda a vida. É só escolher sua preferida e caprichar na receita. 

2. Abacate

O fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios. A deliciosa consistência denuncia seu alto teor de gordura, que, diga-se, é das boas. Trata-se da monoinsaturada, que protege as artérias, garantindo ótimo fluxo sanguíneo inclusive para o cérebro.

3. Peixe

Salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha devem aparecer pelo menos duas vezes por semana no cardápio. Se antigamente se falava dos pescados como fontes exímias de fósforo, um nutriente caro ao cérebro, hoje o que se enaltecem são os teores de ômega-3.  O ômega-3 atua na conexão entre os neurônios, facilitando a plasticidade sináptica.

4. Chocolate Amargo

Bombons e tabletes são sinônimo de felicidade, e a ciência já mostra que o bem-estar emocional é um guardião do cérebro. Mas é preciso esclarecer que os atributos do chocolate são, na verdade, originários de sua principal matéria-prima, o cacau. É a composição do fruto que está por trás de efeitos antioxidantes e promotores da boa circulação sanguínea. 

Fisioterapia Domiciliar na reabilitação de idosos após quedas e fraturas

A fisioterapia tem um importante papel na reabilitação dos idosos, principalmente após quedas, traumas e fraturas sofridas. Os exercícios realizados nas sessões podem contribuir para a melhora do tônus muscular, mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e até na prevenção de novos acidentes. O fisioterapeuta atua com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, restabelecer e recuperar a capacidade funcional do idoso.

A fisioterapia é uma intervenção muito importante para idosos após um acidente com queda e fratura, ajudando-os a se recuperar mais rapidamente e reduzindo o risco de quedas futuras.

Na Catedral Home Care você conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados para atender, tratar e reabilitar o paciente no conforto de sua casa, de acordo com suas necessidades, condições físicas e patológicas.

Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco.

16 de maio – Dia de Conscientização da Doença Celíaca

A doença celíaca é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório. Na doença celíaca, a inflamação é provocada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio.

Esse processo inflamatório, que no caso ocorre na parede interna do intestino delgado, leva à atrofia das vilosidades intestinais, gerando diminuição da absorção dos nutrientes.

O corpo de quem tem o problema não possui uma enzima responsável por quebrar o glúten. Como a proteína não é processada direito, o sistema imune reage ao acúmulo e ataca a mucosa do intestino delgado. Isso causa lesões e prejudica o funcionamento do órgão.

A doença celíaca costuma dar os primeiros sinais entre o primeiro e o terceiro ano de vida, período em que muitos dos cereais são introduzidos na dieta das crianças. Mas há casos em que o diagnóstico só acontece na vida adulta, quando o indivíduo já apresenta carências nutricionais graves, pela falta de sintomas específicos.

Sinais e sintomas:

– Barriga estufada

– Gases

– Ânsia de vômito

– Diarreia

– Irritabilidade

– Perda de peso

– Lesões na pele

– Queda de cabelo

Com sintomas parecidos a diversos outros problemas gastrointestinais, não é fácil ter certeza de que o glúten é o responsável pelo incômodo. O diagnóstico inclui exame de sangue, que verifica a presença de anticorpos específicos do problema. Mas, sozinho, esse teste não é suficiente. Para confirmar a detecção, o gastroenterologista prescreve a biópsia do intestino delgado.

Não existem medicamentos ou procedimentos específicos para tratar a doença celíaca. A única maneira de se livrar dos transtornos intestinais e evitar complicações é eliminar todos os produtos com glúten do cardápio. Um nutricionista ajuda a tirar dúvidas sobre a dieta restritiva e orienta como substituir os itens que não podem entrar na dieta.

5 dicas para controlar a ansiedade

A ansiedade é a sensação de apreensão diante de uma situação de risco. Em geral, é um sentimento útil, que nos ajuda a reagir, funciona como uma preocupação, estímulo, atenção e proteção. Sensações de medo, angústia e insônia são alguns sintomas causados pela ansiedade. Para algumas pessoas, esta sensação é maior e se torna desagradável. Por isso, recomenda-se que procure ajuda profissional quando os sintomas atingirem níveis altos, limitantes, que interfiram no seu cotidiano, tragam sofrimento e comprometam a vida social. 

Para lidar com esse quadro, apresentamos abaixo algumas estratégias para ajudar a manter o equilíbrio e controlar a ansiedade: 

  •  
  • Mantenha os cuidados com a sua saúde e bem-estar
  • Faça atividade física
  • Fale sobre sentimentos com pessoas próximas 
  • Evite ficar ocioso 
  • Organize seu tempo
  • Não consuma bebida alcoólica em excesso
  • Seja otimista

Frequentar um psicoterapeuta, também pode te auxiliar no autoconhecimento, na identificação de “gatilhos” e no manejo da ansiedade. 

12 de maio – Dia do Profissional de Enfermagem

Nesta sexta-feira, 12 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem a britânica Florence Nightingale, considerada pelo mundo inteiro como a mãe da enfermagem, essa profissão tão digna de honra.

A Catedral Home Care parabeniza e registra aqui todo o reconhecimento e agradecimento a todos os enfermeiros (as) pelo trabalho tão importante desempenhado diariamente. 

Quem pode se beneficiar da internação domiciliar?

A internação domiciliar é indicada para pacientes que superaram os estágios mais graves da enfermidade, como a saída da UTI para a enfermaria, por exemplo, ou afastado um risco de agravamento ou morte, porém ainda precisam permanecer em repouso dependendo de serviços e tratamentos hospitalares para a plena recuperação ou até mesmo se manterem vivos. 

O mais comum é que pacientes idosos, portadores de Parkinson ou Alzheimer em estado avançado, ou aqueles que sofreram acidente vascular cerebral sejam mantidos em internação domiciliar.

O Programa de Internação Domiciliar (PID) da Catedral Home Care oferece um conjunto de serviços de saúde, prestado de forma continuada, por período pré-estabelecido desenvolvido fora do ambiente hospitalar e adequado às necessidades do paciente. Para saber mais sobre o programa acesse nosso site www.catedralhomecare.com.br

Maio Amarelo – Mês de Conscientização sobre segurança no trânsito 

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Os acidentes e mortes no trânsito ainda são uma realidade alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.

É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.

Tenha responsabilidade no trânsito. Respeitar as regras deixa vida mais segura!