Você sabia que o cigarro é a maior causa evitável de mortes no mundo? No Brasil, a estatística é preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 200 mil pessoas perdem a vida, anualmente, em decorrência do tabaco. Por isso, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é tão importante.
Criada em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data tem o objetivo de promover campanhas de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
O tabagismo pode causar mais de 50 tipos de tumores malignos, afetando órgãos como pulmão, boca, laringe e esôfago. O fumo também aumenta os riscos de doenças como a angina, infarto, bronquite e enfisema pulmonar.
O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) oferecem tratamento a quem deseja abandonar o vício de fumar. O programa inclui o acompanhamento médico gratuito e a distribuição de medicamentos auxiliares. São adotados adesivos, pastilhas, gomas de mascar e até antidepressivos, sempre com supervisão médica.
Para participar do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde.