Hoje é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano e, nos próximos 25 anos, passará a ser a primeira. O último relatório da OMS sobre projeção de tumores mostra o surgimento de 12,4 milhões de novos casos por ano. No Brasil, segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse número é de mais de 600 mil.
Parar de fumar, evitar o sedentarismo e modificar hábitos alimentares podem reduzir em um terço as mortes por câncer. Outro fator importante é evitar a exposição direta da pele ao sol, utilizando sempre protetor solar. Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames que podem detectar a presença de qualquer alteração nos órgãos de maior incidência ao câncer.
Em pacientes com forte história familiar e risco aumentado, exames genéticos hoje existentes, podem identificar alterações e ajudar no planejamento terapêutico precoce. Quando diagnosticado precocemente, o câncer tem até 90% de chance de cura. Mantenha um estilo de vida saudável, consulte o seu médico e faça exames regularmente.