
A catarata pode ser causada por diversos fatores, mas a principal está relacionada à idade e, por isso, ela acaba tendo mais incidência em idosos. A causa mais recorrente da catarata é o envelhecimento do cristalino, denominada catarata senil. Com o passar dos anos, a lente do cristalino sofre alterações causando opacidade na visão, um processo natural dos nossos olhos.
Junto à idade do paciente, alguns outros fatores explicam a causa da catarata em idosos. O tabagismo, por exemplo, é um fator de risco para o desenvolvimento da doença, uma vez que o cigarro apresenta um componente expressivo na formação da catarata. Também há indícios que pacientes com diabetes têm mais chances de apresentarem catarata de forma precoce. Além disso, o uso contínuo de medicamentos à base de corticóide pode causar o problema clínico no paciente.
A doença está entre a principal causa de cegueira reversível do mundo, mas para modificar o quadro é preciso ficar atento aos sinais e ir ao oftalmologista regularmente para que o diagnóstico seja feito.