As pessoas, em geral, compreendem que bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde, mas muitas delas não sabem exatamente quais são os riscos do uso nocivo de álcool. O consumo exacerbado pode causar danos no organismo a curto e a longo prazo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de álcool está atribuído a mais de 5% da carga mundial de doenças e lesões, comprometendo o funcionamento do cérebro e afetando vários outros órgãos.A maioria das doenças relacionadas ao fígado, por exemplo, tem relação com o consumo de álcool, uma vez que este é o órgão responsável por metabolizar a substância no organismo. Entre essas doenças hepáticas estão esteatose (acúmulo de gordura no fígado), hepatite e cirrose.
Ainda de acordo com a OMS, não existe volume seguro de álcool a ser consumido, porque ele é tóxico para o organismo humano, no entanto, se a opção é pelo consumo mesmo assim, a orientação é ter limite ao beber qualquer derivado do álcool, pois, a substância causa uma sensação prazerosa e pode ser um caminho para a dependência.
.