Seja em ambiente hospitalar ou na residência do paciente, medidas preventivas podem reduzir em até 50% os riscos de as lesões cutâneas progredirem causando complicações sérias, como infecções. Inicialmente, a lesão é superficial, mas, se não houver o cuidado adequado pode, em questões de dias, evoluir sem que o paciente se dê conta, atingindo ossos e articulações, com possibilidade de avançar para um quadro ainda mais graves.
Em casos de internação domiciliar, a família tem papel importante no cuidado, na atenção e no apoio ao paciente para evitar a formação de feridas e minimizar danos à sua saúde. É imprescindível que os familiares sejam orientados quanto aos cuidados básicos a serem realizados durante todo o período de tratamento e reabilitação do enfermo. Mais do que cuidar do corpo, trabalhar a autoestima pode ajudar muito em sua recuperação.
Sabe-se que, apesar de todo o esforço e a dedicação que a equipe médica tenha com o paciente, em alguns casos o aparecimento de escaras é inevitável. Desta forma, se detectar uma lesão de pele é, primeiramente, avaliar e estabelecer um diagnóstico eficaz para a elaboração de um plano de tratamento.
A Catedral Home Care tem um programa exclusivo para o tratamento de lesões de pele e escaras. Entre em contato conosco ou acesse o nosso site (www.catedralhomecare.com.br) e saiba mais.