Correspondente a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, o câncer de pele, quando diagnosticado precocemente, tem mais de 90% de chance de cura. O mês de dezembro foi escolhido como símbolo para conscientizar a população sobre a prevenção da doença e, anualmente, conta com diversas campanhas para falar do tema.
A prevenção do câncer de pele passa por evitar a exposição excessiva ao sol, uso adequado do protetor solar e cuidado com bronzeamentos artificiais, que emitem altos níveis de radiação ultravioleta. Pessoas com pele mais clara, idosos e aqueles que têm histórico familiar da doença devem aumentar a atenção.
A doença se manifesta por manchas, pintas, lesões, feridas e outros sinais na pele, por isso vale destacar a importância da consulta dermatológica sempre que for notado algo de diferente, pois existem regiões do corpo em que a pessoa sozinha não consegue visualizar. Adotar medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além de evitar a exposição excessiva à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h, é uma das principais recomendações para evitar a doença.