A data serve para conscientizar e informar a população sobre a prevenção da doença, que é considerada a 2ª que mais mata pessoas em todo o mundo. O assunto é delicado e a maioria das pessoas evitam falar sobre isso, mas é necessário ficar sempre alerta. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos – até fatores internos, como as características genéticas predeterminadas.
Prevenção é a palavra-chave quando se fala em câncer e os dados comprovam isto. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgadas em fevereiro deste ano, serão 625 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, no período de 2020 a 2022.
Os números mostram que é necessário este alerta para a prevenção, que acontece com hábitos de vida mais saudáveis e acesso ao serviço de saúde, o que inclui a realização de exames regulares, por exemplo. Fazer com que a população tenha consciência da importância de fatores como a detecção precoce são fundamentais para ter uma campanha mais eficiente a respeito da doença.