A expressão pé diabético se refere às alterações no interior e no exterior dos pés de quem tem diabetes.Esse problema, se não tratado corretamente, toma a forma de úlcerase vira caso de internação e cirurgia. Essas úlceras podem levar até a necessidade de amputação do pé do paciente, algo que acontece com certa frequência quando a pessoa não recebe tratamento.
Quem é diabético precisa, invariavelmente, olhar a situação dos seus pés todos os dias. Isso é necessário porque os sintomas de pé diabético não acontecem somente por conta de um ferimento causado por fatores externos. Esse problema pode dar sinais bem antes. Por isso, repare se os seus pés:
- Apresentam formigamentos.
- Estão com a pele numa coloração diferente da normal.
- Parecem mais quentes ou mais frios do que a temperatura ambiente.
- Estãoinflamados ou infeccionados, principalmente depois de algum ferimento, mesmo os bem pequenos.
- Parecem queimar.
- Parecem estar mudando de formato, oudeformados.
Todos esses são possíveis sinais de pé diabético, o que é bem preocupante. Portanto, fique atento! Não espere perceber que o pé diabético está acontecendo já no seu estágio avançado. O grande problema dessas úlceras diabéticas é que elas são muito resistentes e têm difícil cicatrização. Mas elas não acontecem do nada. Elas são resultado da falta de cuidado desde o início. Por isso, não menospreze os cuidados básicos como: manter os pés sempre limpos e hidratados.