As veias têm válvulas unilaterais que fazem com que o sangue flua em apenas uma direção. Quando as paredes das veias se esticam, elas se tornam menos flexíveis, deixando as válvulas mais fracas. Quando as válvulas estão enfraquecidas, o sangue eventualmente consegue correr para o sentido contrárioe se acumula, causando a dilatação que por sua vez leva às varizes.
Qualquer condição que exerça pressão sobre o abdômen tem o potencial de causar varizes, como gravidez, prisão de ventre e até mesmo tumores, por exemplo. Na maioria dos casos não é possível identificar o que exatamente causou as varizes, no entanto, alguns fatores de risco conhecidos são:
- Menopausa;
- Gravidez;
- Ter mais de 50 anos;
- Ficar em pé por períodos prolongados;
- Histórico familiar de varizes;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Uso prolongado de alguns tipos de anticoncepcionais.
Vale a pena citar que as varizes são mais comuns entre as mulheres que entre os homens. A causa para isto é, provavelmente, hormonal. Em pessoas que já tiveram o problema ou naquelas que fazem parte dos grupos mais propensos a desenvolvê-las, alguns dos cuidados são indicados:Pratique exercícios físicos regularmente,mas sem exigir do corpo esforços excessivos, pare de fumar, mantenha-se dentro do peso ideal, evite ficar sentado ou em pé por longos períodos, use meias calças elásticas de compressão, consulte um médico e siga as orientações corretamente.