Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado anualmente no dia 31 de maio. A data foi criada para alertar as pessoas sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Entre elas estão os diversos tipos de câncer e enfisemas pulmonares.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia (suspensão da circulação do sangue) e ao infarto agudo do miocárdio.
Já o monóxido de carbono produzido por meio da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podendo assim ocasionar doenças como a aterosclerose. Dessa forma, a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares.
Nunca é tarde para parar de fumar. E quanto mais precocemente se faz isso, maiores são as chances de não desenvolver doenças associadas ao tabagismo.