As vitaminas são nutrientes indispensáveis para o funcionamento do corpo, pois são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, regulação celular e equilíbrio do organismo. São substâncias fundamentais para que nossas células, tecidos e órgãos funcionem normalmente. Como não são produzidas naturalmente devem ser adquiridas por meio da ingestão de alimentos.
O organismo necessita apenas de alguns miligramas diariamente, por isso são consideradas micronutrientes e na grande maioria da população não é necessária qualquer reposição, pois uma alimentação variada já supre todas as necessidades. Mesmo assim, há pessoas que sofrem de deficiência de vitaminas devido a uma dieta monótona, o que pode causar danos ao funcionamento do organismo. O excesso de vitaminas também é prejudicial, portanto a recomendação geral é para uma dieta equilibrada, sem necessidade de suplementação.
As vitaminas são classificadas em dois grupos: lipossolúveis e as hidrossolúveis. Podem ser associadas ao primeiro grupo as vitaminas encontradas nas gorduras do leite, queijo, gema de ovo, carne e fígado. Por ficarem armazenadas do tecido adiposo, não é necessário que sejam consumidas diariamente.
As vitaminas hidrossolúveis são representadas pelas vitaminas C e as vitaminas no complexo B. Podem ser encontradas nos vegetais e, por serem solúveis em água, o organismo elimina o seu excesso pela urina, por isso há necessidade de ser consumida em maior quantidade diariamente. Não há nenhum alimento que possua todas as vitaminas na quantidade necessária, por isso é essencial ter uma alimentação variada.