O Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico é o mais comum, caracterizado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. O outro tipo é o hemorrágico, quando há sangramento provocado por rompimento de um vaso sanguíneo. Para que você saiba como identificar um derrame cerebral, atente-se aos sinais abaixo:
- forte dor de cabeça, sem motivo aparente e que persiste por muito tempo;
- tontura, desequilíbrio e dificuldade ou perda da coordenação motora;
- sensação de que um lado do corpo está ficando fraco;
- perda de sensibilidade neste mesmo lado do corpo (sentir que ficou adormecido) — podendo chegar, até mesmo, a uma paralisia total;
- alteração no nível de consciência, ou seja, passar a falar coisas sem sentido, demorar a responder e pensar, perder a capacidade de raciocínio, etc.
Quando falamos de infarto agudo do miocárdio, o que deve ser observado é a dor no tórax, pois a dor no peito é o sintoma mais frequente da doença e geralmente traz a sensação de um aperto ou um peso, podendo irradiar para o braço esquerdo, ou para os dois braços, além do pescoço e mandíbula. Estes sintomas podem estar associados à falta de ar. As palpitações, taquicardia e o coração acelerado também podem estar presentes no quadro.
Ao aparecem os primeiros sintomas, chame socorro ou dirija-se a um hospital imediatamente.