A infecção urinária é uma das infecções mais frequentes em pessoas idosas, principalmente nas mulheres. Essa prevalência maior nelas ocorre em qualquer faixa etária, já que a uretra da mulher é mais curta que a do homem, facilitando a passagem de bactérias para a região. Mas o tempo adiciona alguns fatores extras: com o envelhecimento, ocorre uma mudança na flora vaginal e uma queda nos níveis de estrogênio, o que também favorece a infecção no sexo feminino.
Para os idosos que fazem uso de fralda, a higiene e a troca frequente são muito importantes na prevenção. É muito comum que se diga que as fraldas aumentam o risco de infecção urinária no idoso, mas na verdade não são as fraldas, é a incontinência urinária do idoso, que faz com que ele use a fralda, que aumenta o risco.
Nos idosos que não usam fralda, a higiene adequada também é fundamental. Um dos principais cuidados é sempre passar o papel higiênico de frente para trás e não o contrário, para evitar que resíduos da região anal sejam levados ao canal da urina e causem uma infecção urinária.