Também chamada de esteatose hepática, a gordura no fígado é uma condição médica em que o fígado se torna também um depósito de gordura, causando uma série de problemas no bom funcionamento desse órgão e, quando associada a outras condições como o alcoolismo e hepatite crônica, pode resultar em complicações como a cirrose e o câncer de fígado, por exemplo.
No quadro médico de gordura no fígado, as células que compõem esse órgão se tornam semelhantes às células que armazenam gordura, prejudicando suas funções. Até certo ponto, é comum ter um pouco de gordura no fígado. No entanto, quando ela compromete o fígado em excesso, é preciso iniciar um tratamento para melhorar as condições de saúde.
As causas do acúmulo de gordura no fígado podem estar relacionadas ao consumo excessivo de álcool, ainda que ele aconteça de forma esporádica. Ainda, o acúmulo de gordura no fígado e a esteatose hepática podem ser causadas por um estilo de vida não saudável, no qual o indivíduo consuma muitos alimentos gordurosos. Outras causas para gordura no fígado incluem: obesidade, gravidez, hipertensão (pressão alta), sedentarismo, colesterol alto e diabetes.