Independente da fase da vida, os cuidados com a saúde precisam ser constantes. Isso inclui a alimentação, a prática de atividade física, o controle do ganho de peso e a manutenção de tantos outros hábitos saudáveis. Ter uma boa saúde é uma construção que começa ainda na infância, mas que tem grandes repercussões na vida adulta. Segundo o Ministério da Saúde, crianças acima do peso têm mais chances de se tornarem adultos também obesos.
A consequência disso é o aparecimento de diversas doenças, como diabetes, problemas ortopédicos, distúrbios psicológicos, doenças cardiovasculares e hipertensão, sendo essa última o fator de risco principal para infarto e acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame. Vale lembrar ainda que a obesidade também provoca complicações caso haja infecção por Covid-19.
Para que a criança tenha hábitos saudáveis, a melhor dica é construir uma força-tarefa entre todos aqueles que atuam na vida dela. Ou seja, é um trabalho conjunto entre família, comunidade, escola, etc. Priorize oferecer para a criança refeições preparadas em casa e baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. Quanto aos exercícios físicos, resgate as antigas brincadeiras e faça com que ele deixe de lado um pouco as telas.