As doenças cardiovasculares são as principais causadoras de óbitos no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 16 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência desse tipo de mal. A boa notícia, por outro lado, é que uma alimentação adequada pode ajudar no combate aos principais fatores de risco associados a essas doenças. Portanto, quando uma pessoa escolhe determinados alimentos “amigos do coração”, diminuem as chances do surgimento de fatores como pressão alta (ou hipertensão arterial), diabetes, colesterol descontrolado e excesso de peso.
Combater esses males é fundamental. Afinal, todos eles contribuem, e muito, para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC). Nunca é demais lembrar, precisamos ficar muito atentos com as quantidades que ingerimos de sal, açúcar, gordura e álcool, os verdadeiros vilões – ao lado do estresse e do sedentarismo – quando o assunto é a saúde cardiovascular.
Alimentos bons para o coração
Frutas: especialistas recomendam o consumo de três a cinco porções de frutas diariamente. Algumas delas são especialmente indicadas para a saúde do coração: açaí, jabuticaba, laranja, kiwi, morango, goiaba, abacate.
Azeite de oliva: o azeite, em especial o extra virgem, apresenta um efeito protetor contra uma série de doenças cardiovasculares, ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Isso ocorre graças à presença de antioxidantes e da gordura monoinsaturada ômega-9.
Peixes:ricos em ômega-3, possuem ação anti-inflamatória e também auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicérides e aumento do bom colesterol (HDL).
Aveia: o farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o colesterol sanguíneo, reduzindo a absorção de colesterol e retardando a digestão das gorduras.
Soja: possui efeito em reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, pela ação das proteínas da soja e das isoflavonas, classe de substâncias vegetais que têm funções semelhantes ao estrógeno humano. As principais fontes são o feijão de soja, o queijo de soja (tofu), o molho de soja (shoyo), a farinha e o leite de soja.
Suco de uva: os flavonoides presentes na uva podem agir como substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.