Ao contrário do que alguns podem imaginar, realizar atividades físicas não é uma exclusividade dos jovens. Pelo contrário, exercícios são muito bem-vindos e até mesmo necessários em todas as idades, principalmente para os idosos. Realizar, em média, 150 minutos de atividade física por semana, na terceira idade, podem garantir inúmeros benefícios. Entre eles, estão a redução dos triglicerídeos, diminuição da pressão arterial, ganho de massa muscular, além de ajudar a prevenir doenças cardíacas e vasculares.
Atividades com pouco ou nenhum impacto para as articulações são as mais indicadas para os idosos. Porém, é fundamental consultar um médico e um preparador físico antes de iniciar a prática dos exercícios. Além de tudo isso, um estilo de vida mais saudável e uma alimentação balanceada, com níveis adequados de proteínas, também podem evitar um sério problema da terceira idade: a sarcopenia – perda gradativa de força muscular, que pode impedir as pessoas até mesmo de se locomover.
Para prevenir a perda de massa magra neste período, o ideal é iniciar bem cedo na vida um consumo adequado de proteínas de alto valor biológico, suplementos nutricionais e adotar o hábito de praticar exercícios físicos de resistência e de força.