A síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico que afeta predominantemente o funcionamento do intestino grosso, a porção responsável por absorver água e sais minerais provenientes da digestão dos alimentos e por fazer movimentos coordenados, mais precisamente contrações e relaxamentos sucessivos, com o objetivo de eliminar o resíduo restante do processo digestivo pela evacuação.
O diagnóstico deve ser diferencial, para descartar problemas como intolerâncias, infecções e diferentes tipos de colite. Embora não exista um exame específico para diagnosticar a síndrome, é possível fazer testes para descartar outros problemas e doenças similares. Exames de sangue, culturas de fezes e até mesmo colonoscopias e outros exames de imagem podem ser necessários.
Os sintomas são cólicas, a sensação de extensão abdominal (quando a pessoa sente inchaço na barriga após as refeições), alternâncias entre diarreia e prisão de ventre e a sensação de evacuação incompleta após ir ao banheiro. Se você estiver sentindo esses sintomas com uma certa frequência, busque orientação médica. Sem tratamento, a síndrome pode causar transtorno em sua qualidade de vida.