A tecnologia traz muitos benefícios para a sociedade: facilita a rotina, gera mais entretenimento e agiliza a troca de informações. Mas o seu uso excessivo também pode trazer uma série de malefícios.
A utilização indiscriminada de dispositivos tecnológicos vem impactando tanto a saúde física quanto mental das pessoas, sendo que a dependência pela internet já está prestes a se tornar uma grave patologia psiquiátrica.
Por isso, é indispensável ficar atento ao uso dos celulares, computadores e videogames, prestando atenção a qualquer sinal de que esses aparelhos estejam excessivamente presente no seu dia a dia.
Veja, a seguir, os principais riscos da tecnologia e conheça algumas dicas evitar transtornos à sua saúde e da sua família:
- Ansiedade
Os dispositivos móveis, os comunicadores instantâneos e as redes sociais criaram uma era em que as pessoas estão hiperconectadas. Apesar de facilitar a comunicação, estar o tempo todo conectado acarreta uma sensação de imediatismo e gera um volume de informações que não são totalmente absorvidas, sobrecarregando o cérebro e tornando as pessoas cada vez mais ansiosas.
- FOMO
FOMO é a sigla para a expressão fear of missing out, que, em português, significa “medo de ficar por fora” ou “medo de perder algo”.
Essa é uma síndrome caracterizada pelo medo de que os outros estejam vivenciando boas experiências da qual a pessoa em questão não faz parte.
Como consequência, ela tem uma constante necessidade de checar as redes sociais e os comunicadores instantâneos, além de, a todo momento, compartilhar as novidades da sua vida, postando fotos e outras publicações. Essa síndrome pode trazer graves prejuízos físicos, profissionais, emocionais e sociais.
- Problemas sociais
Com a disseminação das redes sociais e dos aplicativos de trocas instantâneas de mensagens — que são carregados para todos os lugares por meio dos celulares —, as pessoas passaram a viver, cada vez mais, um mundo virtual.
Essas características da vida moderna têm trazido graves problemas sociais. Quando a tecnologia é utilizada de maneira exagerada, os indivíduos se desconectam do mundo real e passam a ter dificuldades de interagir e relacionar pessoalmente com o próximo.
- Insônia
Outro dos riscos da tecnologia para a saúde é a alteração do padrão de sono. É cada vez maior o número de pessoas que não se desconectam durante o dia e nem desligam o celular, inclusive, na hora de dormir. Há quem durma com o aparelho debaixo do seu travesseiro.
Entretanto, esses hábitos provocam um estado de alerta constante, ou seja, a mente fica a todo momento esperando por uma nova mensagem ou notificação, que precisa ser prontamente respondida ou verificada. Esse cenário prejudica o início do sono, que, por sua vez, se torna mais agitado. Como consequência, o sono profundo e reparador não é atingido, fazendo com que a insônia se instale.