
A desospitalização é um procedimento que visa à redução do tempo de internação de um paciente em hospitais tradicionais, proporcionando a continuidade do tratamento em outros ambientes, como a residência do próprio paciente ou instituições de apoio. Porém, vale ressaltar que o procedimento não é feito de qualquer modo, pois, é preciso atender alguns critérios estabelecidos pelos convênios médicos e pela Associação Brasileira de Empresas de Medicina Domiciliar (ABEMID).
O método vai muito além de uma simples retirada de um paciente do seu leito, os principais objetivos são proporcionar ao enfermo um atendimento mais humanizado, garantir a continuidade de uma assistência de referência e buscar formas de intervenção que tragam benefícios não só para o enfermo, mas também para seus familiares e para o próprio hospital.
Há basicamente duas formas de tratamento após a desospitalização, por meio do atendimento domiciliar ou do hospital de apoio.
O atendimento domiciliar oferecido pela Catedral Home Care, é indicado para enfermos que possam ter a continuidade do tratamento em sua própria residência. Com esse tipo de tratamento, o paciente conta com a assistência de profissionais de saúde como médicos e enfermeiros conforme a sua necessidade.