O Dezembro Vermelho é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, e marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids. A data chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Ainda é um grande desafioconscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce.Por isso, campanhas como Dezembro Vermelho ajudam a esclarecer sobre a importância dos exames de rotina, contribuindo para o diagnóstico precoce e tratamento adequado para que a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a doença.
Alguns dos sintomas iniciais podem ser facilmente confundidos como dores de garganta, dores de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Os sintomas podem estar presentes duas semanas após a contaminação, ou mesmo nunca se manifestarem. Por isso, os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar a doença ainda no início. Por meio da sorologia usada no exame de sangue é possível identificar a exposição ao vírus.