Os idosos são o grupo mais vulnerável a todas as doenças infecciosas, e essa realidade os deixa na faixa dos que mais têm complicações entre os infectados pelo Coronavírus. O motivo para esta maior fragilidade se deve às alterações sofridas pelo sistema imunológico à medida que a pessoa envelhece.
Após os 60 anos, a resposta do organismo às infecções se torna mais lenta devido à queda na produção de interferon, principal proteína produzida pelos leucócitos para estimular a atividade de defesa celular. Essa demora dá ao vírus a oportunidade de se espalhar antes que as defesas do organismo consigam agir, aumentando as chances de agravamento dos sintomas que podem levar o paciente a óbito.
Outro fator importante a ser considerado é o fato de que muitos idosos são portadores de doenças crônicas, o que aumenta ainda mais os riscos de complicações devido à comorbidade com a Covid-19. Por esses motivos, é de extrema importância que os idosos mantenham os cuidados com as medidas de proteção, evite aglomerações e use máscara ao sair de casa.