A obesidade é fator de risco para várias doenças. A pessoa obesa tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, tumores de intestino e vesícula. A doença também pode mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.
Independente da fase da vida, os cuidados com a saúde para evitar o sobrepeso precisam ser constantes. Isso inclui ter uma alimentação balanceada (com mais alimentos in natura), a prática de atividade física regular, o controle do ganho de peso e a manutenção de tantos outros hábitos saudáveis.
Em tempos de pandemia da Covid-19, a obesidade está entre os principais fatores de agravamento da enfermidade. Obesos tem uma maior predisposição à forma mais grave da doença, sendo considerada fator de risco isolado para a forma mais grave da doença. Portanto, a obesidade tem que ser tratada com respeito, cuidado e atenção.