A endometriose é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento inadequado de tecido endometrial (que reveste a parte interna do útero) fora da cavidade uterina. Ela pode se apresentar por meio de diversos sintomascomo:cólicas menstruais intensas, dor durante as relações sexuais, dor difusa ou crônica na região pélvica ou até mesmo ser assintomática.
Mas como eu faço para descobrir se a dor que eu estou sentindo pode ser endometriose? É fundamental que a mulher esteja em dia com sua avaliação médica e exames ginecológicos de rotina. O diagnóstico da endometriose é feito através de exames de imagem como a ultrassonografia transvaginal com preparo, dosagem de marcadores, ressonância magnética, colonoscopia e cistoscopia.
A doença costuma regredir espontaneamente com a menopausa, em razão da queda na produção dos hormônios femininos. Mulheres mais jovens podem valer-se de medicamentos que suspendem a menstruação: a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. Lesões maiores de endometriose, em geral, devem ser retiradas cirurgicamente. Quando a mulher já teve os filhos que desejava, a remoção dos ovários e do útero pode ser uma alternativa de tratamento.