Ansiedade é um estado emocional normal e adaptativo que nos ajuda a lidar com situações desafiantes e perigosas. Frente a uma situação desagradável real ou imaginada, nos sentimos angustiados, estressados ou chateados e isso faz com que avaliemos melhor a situação e aprendamos com isso.
É normal nos sentirmos ansiosos diante de ocasiões que geram expectativa, medo ou indecisão. Situações como uma entrevista de emprego, uma viagem sonhada ou o diagnóstico de uma doença, por exemplo, causam ansiedade e não há nada de estranho nisso. O problema é quando a preocupação é tão excessiva que causa prejuízo direto e por um período prolongado. Nesses casos, o mais indicado é buscar a ajuda de um médico psiquiatra, responsável por diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.
O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais são alguns dos sintomas. Caso você esteja com alguns deles, não se acostume, procure ajuda profissional, pois somente um médico especializado pode diagnosticar a doença. Lembre-se que ansiedade tem tratamento, que pode incluir terapia e medicamentos.