Praticar atividade física é uma iniciativa que pode fazer toda diferença no controle e prevenção da diabetes. Em primeiro lugar, porque o sobrepeso é um importante fator de risco para a doença. Portanto, incorporar atividades físicas ao dia a dia é altamente recomendado para quem tem e para quem quer se precaver contra a diabetes, pois, praticantes de exercícios têm até 58% menos chances de contraí-la.
O exercício físico regular, seja ele aeróbico, de resistência ou de alta intensidade, pode contribuir para que a insulina faça melhor seu trabalho, consequentemente baixando os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, em vez de ficar na nossa circulação, o açúcar vai sendo gasto durante o treino e até nas 12 horas seguintes.
Para evitar hipoglicemias, o diabético deverá vigiar a sua glicemia antes e após a prática de exercício físico. É igualmente importante que não pratique exercício físico em jejum. Se, durante o treino, sentir fraqueza ou desconforto, confira novamente a taxa de glicemia. Caso tenha caído, invista em bebidas isotônicas e sachês de glicose. O importante é que cada indivíduo saiba a quantidade e intensidade de exercício físico que pode praticar. Sempre que você pretender praticar exercícios físicos, especialmente se não está habituado, consulte o seu médico.