Com cerca de 60 mil novos casos por ano no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Quando o tumor é detectado no início, as chances de cura chegam a 95% dos casos.
Todos os anos, a campanha Outubro Rosa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama, mas os números de pesquisas mostram que é preciso fazer mais. Embora a mamografia bianual, a partir dos 50 anos, seja essencial para o diagnóstico precoce, um dos entraves para vencermos a doença é o baixo número de mulheres que efetivamente realizam o exame.
Outro ponto importante é que a mamografia precisa ser antecipada para os 40 anos entre mulheres com histórico de câncer na família, ou seja, cujas mães, avós ou irmãs tiveram câncer de mama. Nessas situações, o controle preventivo deve ser iniciado antes mesmo dos 40 anos por conta do risco aumentado. Cerca de 10% dos casos de câncer de mama estão associados a fatores genéticos hereditários.