O diagnóstico de uma doença degenerativa tem um impacto grande na rotina e bem-estar do paciente e seus familiares. Hoje, mesmo com os avanços na medicina, as etapas para o diagnostico da doença e as melhores formas de tratamento podem ser numerosas e complexas. Doenças como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla são irreversíveis e se agravam com o passar dos anos. No entanto, é possível adaptar a rotina do paciente para proporcionar mais qualidade de vida após a descoberta da doença.
A causa de algumas condições degenerativas ainda é incerta e, muitas vezes, há razões genéticas envolvidas. Contudo, o surgimento do Alzheimer pode ser postergado por meio de algumas medidas preventivas. Estudos científicos apontam também que alguns fatores podem elevar a incidência de doenças degenerativas, são eles: traumatismo cranioencefálico, estresse, depressão, diabetes e hipertensão. Há também indícios de que a falta de atividade física, tabagismo e obesidade têm relação com os casos.
A Catedral Home Care possui um programa de atendimento domiciliar especializado em cuidar dessas condições. A partir do diagnóstico clínico, a nossa equipe atua com foco na reabilitação para tentar recuperar, por exemplo, as funções dos órgãos afetados, melhorar a capacidade de movimentos e promover mais autonomia nas tarefas cotidianas. Além dos cuidados terapêuticos, o acompanhamento nutricional com uma dieta balanceada, por exemplo, é fundamental para a manutenção da saúde desses pacientes.