A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano. Ela é responsável pela produção de hormônios reguladores do organismo, chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Qualquer distúrbio na tireoide pode comprometer a saúde cardíaca, ciclos menstruais, capacidade de concentração, musculatura, intestino e humor. A tireoide atua ativamente na função de órgãos vitais, como coração, cérebro, rins e fígado.
No hipotireoidismo, há uma produção insuficiente dos hormônios da tireoide, o que faz com que órgãos e sistemas funcionem mais lentamente, devido à falta de energia. Pessoas com hipotireoidismo se sentem mais cansadas, têm dificuldades de concentração, sonolência e cansaço excessivo. A maior parte dos casos de hipotireoidismo está ligada a uma disfunção autoimune, chamada Tireoidite de Hashimoto. Nessa condição, o organismo produz anticorpos que provocam uma infecção que ataca a tireoide, comprometendo a sua capacidade de produção hormonal.
Quando a tireoide produz mais hormônios que o necessário, estamos falando em hipertireoidismo. Nesse caso, tudo funciona mais rápido. Os batimentos cardíacos se aceleram, podendo aparecer palpitações, epressão arterial aumenta. Também há perda de peso e alterações no ciclo menstrual e na fertilidade. O hipertireoidismo pode ter diferentes causas. Em geral, é provocado por outras disfunções que atacam a tireoide, elevando o seu volume e a sua capacidade de produção hormonal.