Para quem acredita que home care é uma atividade exclusiva para enfermeiros, é preciso rever seus conceitos. Um home care de qualidade conta com profissionais multidisciplinares. Entre eles, destacam-se fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas e, é claro, enfermeiros.
Os nutricionistasserão responsáveis por acompanhar o estado nutricional, indo além da recomendação de alimentos. Os fisioterapeutasficam com a função de zelar pela reabilitação e manutenção da parte motora e respiratória de pacientes.
Os médicos fazem o monitoramento do paciente, acompanhando sua evolução e direcionando junto aos demais profissionais o melhor tratamento. Os psicólogosatuam junto ao paciente, prezando pela sua saúde mental, sendo um suporte também para a família.
Por fim, os fonoaudiólogosauxiliam o paciente com a dificuldade de engolir, também chamada de disfagia. Além disso, também monitoram a voz e a fala, reabilitando o paciente em casos necessários. Já os enfermeirosficam com a maior parte do trabalho, sendo o “braço direito” do paciente e da família no home care. O profissional também é responsável pela educação do paciente e família, envolvendo-os nas atividades e mantendo-os sempre atualizados da evolução do paciente.
Esse time trabalha de forma integrada buscando melhorar a qualidade de vida do paciente, por meio de uma assistência contínua.