
- Língua pilosa
A língua pilosa não é um problema grave e acontece quando existe um acúmulo de ceratina, fungos ou bactérias nas papilas gustativas, que ficam mais alongadas, dando uma aparência de pelos na língua. O problema pode ser causado por hábitos de higiene incorretos, tabagismo, infecções e reação adversa a alguns medicamentos.
- Sapinho
O sapinho ou candidíase oral é uma doença bem mais comum em bebês, mas pode acometer adultos com o sistema imunológico comprometido. A infecção acontece pelo excesso do fungo Candida albicans na boca, o que causa o surgimento de placas esbranquiçadas na língua e interior da boca, vermelhidão, sensação de ardência e sabor desagradável.
- Câncer bucal
O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é mais comum em homens acima dos 40 anos.
Para prevenir essas e mais doenças bucais é necessário adotar hábitos saudáveis, uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente.