Os cânceres urológicos são manifestações neoplásicas malignas que atingem os tecidos e órgãos relacionados com o sistema urinário e genital masculino como: bexiga, pênis, próstata, rim, testículo, pelve e ureter.Como qualquer outro tipo de câncer que pode ser desenvolvido no organismo humano, a hereditariedade é um dos principais fatores que influenciam no desenvolvimento dos tumores urinários. Mas, existem alguns hábitos que podem aumentar as chances de desenvolver a doença.
O tabagismo, o uso excessivo de álcool, o consumo de drogas ilícitas, a alimentação desequilibrada são alguns desses fatores. Da mesma forma, a falta de higiene e a negligência no tratamento de algumas infecções aumentam o risco do desenvolvimento dessas manifestações tumorais.
A melhor maneira de evitar a manifestação de cânceres urinários é criar o hábito de se alimentar de maneira equilibrada, valorizando o consumo de alimentos naturais e ricos em nutrientes e aumentar o consumo de água diário (de 8 a 10 copos por dia). O consumo de álcool deve ser feito de maneira controlada, assim como evitar o tabagismo também é uma medida importante.
Para pacientes que apresentam histórico familiar de cânceres urinários, o acompanhamento clínico regular é essencial para que o diagnóstico de alguma manifestação maligna seja feito de maneira precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento. Em caso de suspeita ou surgimento de sintomas procure um médico urologista para uma consulta.