Otite é o termo médico genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente. A forma mais conhecida é a otite média. Ela surge normalmente após gripes e resfriados ou em crises de sinusite.Nesse caso, há uma inflamação na tuba auditiva ou no tímpano. Tempos frios ou chuvosos são os mais propensos a desencadear esse tipo de contaminação.
A otite externa é mais comum no verão e ocorre principalmente por conta de água que entrou no ouvido e não saiu. Nesse caso, a inflamação ocorre na porção externa do ouvido, como o pavilhão auricular ou o meato acústico externo. A forma de detectar esse tipo de otite é a sensação de ter água no ouvido e o abafamento de sons.Já a otite interna atinge os canais internos do ouvido (cóclea e canais semicirculares), que são responsáveis pelo equilíbrio.
Geralmente, o tratamento da otite é feito com o uso de medicamentos como antibióticos e antifúngicos, que são aplicados diretamente no ouvido e que dependem do tipo de otite da pessoa.No geral, costumam durar por alguns dias e, com o uso de medicamentos, se cura sem maiores problemas.Mas, existem algumas complicações que podem acontecer por conta de uma otite que tenha sido mal acompanhada. Entre elas podemos destacar a perda parcial da audição, a perda temporária da audição, fluídos persistentes que ficam dentro do ouvido e também infecções que acontecem de forma frequentes e parecem nunca melhorar.