A qualidade do sono diz muito sobre nossa rotina, nosso estresse e nossa saúde. Por isso, dormir bem é fundamental em qualquer idade. No entanto, à medida que envelhecemos, o sono vai se modificando e, dependendo dos hábitos do cotidiano, ele pode sofrer desajustes.
O investimento no sono do idoso faz parte da manutenção da saúde, pois, na terceira idade, por diversos motivos (mudança de rotina, aposentadoria, uso de medicamentos, diminuição das atividades físicas), dormir ganha novos contornos. Logo, a atenção com o repouso precisa ser maior.
O sono é o momento de estabilização para os diversos órgãos do nosso corpo, é a hora em que o cérebro humano tem a oportunidade de organizar todas as informações recebidas durante suas atividades físicas e mentais. Os benefícios de dormir com qualidade são diversos:
- melhora o sistema imunológico
- ajuda a controlar a pressão arterial
- regula a produção de cortisol
- ajuda na manutenção da memória
- melhora a coordenação motora
- previne a depressão
- aumenta a disposição física
O sono do idoso é muito importante para a saúde física e mental. Logo, caso seja necessário, procure o auxílio de um profissional para te orientar e resolver com praticidade hábitos do dia a dia que interferem na hora de dormir, como a alimentação, a prática de atividades e o uso de medicamentos na dose e no momento certo.